Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE

Postado em: 03/07/2015

Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/2118/UNILESTE-E-SESI-REALIZAM-II-COPA-INTEGRACAO-DE-GINASTICA-ARTISTICA


Por meio do projeto de extensão do Curso de Educação Física intitulado “Academia de Ginástica e Trampolins”, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realiza, em parceria com o Sesi de Ipatinga, a II Copa Integração de Ginástica Artística. Mais de 100 ginastas estarão envolvidos no evento que será realizado neste sábado (4), a partir das 8h, no Ginásio do SESI - Cat. Santa Rita de Cassia, localizado à Rua Venceslau Brás, nº 65, bairro Areal, na cidade de Ipatinga. Entrada franca.

De acordo com Flávia Santos, professora do Unileste e uma das organizadoras do evento, a abertura será feita com uma quadrilha adaptada. “É o que chamamos de quadrigym, em que inserimos alguns elementos de ginástica de solo nos comandos da quadrilha tradicional de festas juninas. Esse será o momento da integração entre as seis equipes inscritas, que são quatro de Ipatinga (Sesi, Escola Ampliada - Educação Criativa, Corpo Ativo e Thatiani Taniguchi - Ginástica & Cia); uma de Coronel Fabriciano (Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste); e uma de Governador Valadares (Ginastramp)”, contou a docente.

Para Flávia Santos, o interessante do evento é que ele possui como proposta uma avaliação técnica, não havendo confronto entre as equipes participantes. “A ideia é estimular o desenvolvimento das equipes como parceiras, sem rivalidades, sendo a competição do ginasta com ele mesmo, no sentido de vencer os desafios da execução de técnicas cada vez mais difíceis na Ginástica Artística”, explicou a organizadora.

Avaliação técnica
Pelo regulamento da II Copa Integração de Ginástica, cada ginasta deverá executar uma série obrigatória de ginástica artística de solo e dois saltos sobre a mesa, valendo a nota do melhor. Os árbitros irão avaliar a qualidade da execução técnica de cada ginasta e dar o retorno aos técnicos das equipes. Notas mais altas, com 81% de aproveitamento ou mais, classificam o ginasta como “ginasta ouro”, entre 51% e 80% “ginasta prata” e abaixo de 50% de aproveitamento, “ginasta bronze”. Todos os 105 ginastas inscritos receberão medalhas de participação.