Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE
Postado em: 12/03/2015
Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1996/INSCRICOES-ABERTAS-PARA-O-PROJETO-TEATRO-UNIVERSITARIO-DO-UNILESTE
Estão abertas as inscrições para o projeto de extensão “Teatro Universitário – Taracatum”, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). A participação é aberta a toda a comunidade acadêmica e também externa, sob coordenação do professor Gilson Magno. Para se inscrever, basta entrar em contato por meio do telefone (31) 3846-5515 ou e-mailextensao@unilestemg.br. As aulas ocorrem aos sábados, das 13h às 15h (oficina de iniciação e aprofundamento), na Sala de Artes do Teatro João Paulo II, campus Coronel Fabriciano. O primeiro encontro será realizado neste sábado (14). Os participantes recebem certificado e está prevista também uma nova montagem de espetáculo para o final do curso.
O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos, das mais diferentes áreas do conhecimento, oportunidades de vivência das artes dramáticas por meio de atividades lúdicas. "O teatro tem o poder de estimular a expressão dos sentimentos e de favorecer a criatividade, o autoconhecimento e o desenvolvimento de uma consciência crítica, estética e ética. Acreditamos que a constituição de um espaço de contato com as artes cênicas, dentro do ambiente acadêmico, só poderá favorecer o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes envolvidos e da comunidade externa", destaca Gilson.
As atividades semanais abrangerão um minicurso de dramaturgia e história do teatro; oficinas dirigidas de improvisação, criação, composição, memória e construção; jogos teatrais; leitura e interpretação dramática; além de oficinas de expressão corporal e técnica vocal. Para Gilson Magno, a vocação multiplicadora do projeto acabará por construir uma corrente de ensino-aprendizagem por meio da diversidade cultural. "A atividade teatral provoca reflexões dialógicas entre os sujeitos, instaurando um modo particular de dar sentido e de compartilhar as experiências entre as pessoas. O Teatro Universitário colocará em prática este processo, fazendo com que estudantes de diferentes contextos socioculturais se reúnam em torno de práticas que favorecerão o desenvolvimento de suas capacidades de comunicação, interação, criatividade, percepção e interpretação", conclui.
O projeto Teatro Universitário já apresentou diversas montagens ao longo de sua existência, como “Fui no moinho buscar mó”, o musical “ Uma rosa pra Noel”, “Aurora da minha vida”, “As Fábulas de La Mambembe: Uma viajem pelas obras de La Fontaine” e a performance poética “ Nunca lhe prometi um jardim de rosas”.