Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO ARNALDO HORÁCIO FERREIRA - UNIFAAHF
Postado em: 14/09/2012
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO FAAHF
Dez horas de serviços gratuitos dedicados à comunidade de Luís Eduardo Magalhães. Essa foi a marca do Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular 2012, realizada nesta última quinta-feira, 13 de setembro, na Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF).
A ação realizada anualmente, desde 2005, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) com o objetivo de estimular instituições de todo Brasil a promover, ao longo do ano, ações em benefício da sociedade e que enfatizassem seu compromisso com a comunidade para a disseminação do conceito de responsabilidade social.
Nesta sétima edição, a FAAHF ofereceu mais de 35 serviços gratuitos a comunidade, entre orientações psicológicas, psicopedagógicas, jurídicas, contábeis, nutricional, verificação arterial, além da presença do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, juizado especial Cível e Ponto Cidadão.
Realizado nos pavimentos internos e externos da FAAHF, o mutirão da solidariedade em prol da comunidade de Luís Eduardo, também contou com a presença de diversas empresas da cidade, que juntas com os acadêmicos da Faculdade ofereceram ações, como brinquedoteca, xadrez solidário, corte de cabelo gratuito, atualização de vacinas, tratamento de água e de alimentos, comercialização de roupas a baixo custo através do brechó solidário e parque infantil solidário.
Além da parceria com empresas, os colegiados da FAAHF também colaboram com diversas atividades. O curso de Administração promoveu a lan house solidário; alunos da agronomia apresentaram o projeto sustentável da horta suspensa que utiliza garrafas pet; o colegiado de Direito distribuiu mais de 2.500 lanches; juntos os colegiados de Letras e Pedagogia promoveram a massagem solidária, contação de histórias, pintura e o sebo solidário. Os livros arrecadados serão doados a Escola Onero Costa destruída recentemente. Já o colegiado de Engenharia da Produção trouxe o Jogo do Milhão e o projeto da girotec. Alunos do Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira abordaram temas como dengue, métodos contraceptivos, drogas, poluição industrial, cidadania e meio ambiente, tecnologia no tratamento oncológico, lixo hospitalar, aleitamento materno e o projeto risoterapeutas. A escola municipal Ottomar Schwengber trouxe o projeto da robótica. Na área ambiental do Instituto Lina Galvani esteve presente como o projeto APP 100% Legal.
Além dos serviços, a comunidade escolar municipal e estadual conferiu diversas palestras educativas, a exemplo dos temas, Redes Sociais e bullying (promoção colegiado de Direito); orientações de primeiros socorros (SAMU e secretaria municipal de saúde); auto-motivação (promoção DYP); Sei Controlar o meu dinheiro e Me formalizei e agora? (parceria Sebrae); atitudes de responsabilidade ambiental em empresas públicas e privadas (Correios); saúde bucal (Dentista e rotariano Alexandre Fiod) e segurança pessoal com a CIPE Cerrado, Polícia militar e Conseg. Ainda na área de segurança no trânsito, alunos do 5° ano do CEMAC instruíram demais alunos visitantes em relação às boas práticas através da escola de trânsito orientados pela CIPE Cerrado, polícia militar, CONSEG e guarda municipal.
Ainda, paralelo as atividades aconteceram os jogos solidários no ginásio Mimoso do Oeste, com jogos de futsal. A escola Ottomar Schwengber garantiu o primeiro, Escola José Cardoso o segundo e o CEMAC, terceiro lugar. Além disso, no espaço cultural solidário se apresentaram a Banda Musical Guerreiros do Oeste, alunos do CEMAC e DYP; projeto Recicla, projeto AMA e o Grupo Força Jovem com a apresentação de danças folclóricas. O Grupo de capoeira Ginga Brasil encerrou as atividades do Dia da Responsabilidade Social.
O dia da responsabilidade social também contou com campanhas educativas, como a doação de alimentos e arrecadação de garrafas pet, que serão doadas a Associação de Moradores do Aracruz ao projeto social de confecção de vassouras recicláveis. Os alimentos arrecadados e o valor da comercialização do brechó solidário serão destinados a famílias carentes da cidade, através de cestas básicas.
Segundo a coordenação geral, mais de 2.000 pessoas circularam nos pavimentos da FAAHF. Para a coordenadora do evento, Regina Führ, o Dia da Responsabilidade Social Dia da responsabilidade social "é um momento de reflexão para nossa Instituição de ensino superior para repensarmos o nosso compromisso diante das mazelas sociais que cada dia ameaçam a vida de nossas vidas, jovens e famílias. Diante disso, é preciso transceder o currículo de nossas salas de aula para ele humanize e responsabilize nossos docentes e discentes para a construção de uma nova sociedade firmada em valores éticos de cuidado com a vida humana e ecológica”.