Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE

Postado em: 06/03/2015

Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1990/CAFE-CINEMATOGRAFICO-EXIBE-PRODUCAO-FRANCESA-NESTE-SABADO


O projeto de extensão Café Cinematográfico, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), exibe neste sábado (7), a partir das 9h, no auditório Padres do Trabalho, campus Coronel Fabriciano, o filme “Os Intocáveis”, dirigido por Eric Toledano e Olivier Nakache. Os interessados em participar deverão levar lanches que serão compartilhados em um café comunitário, além de uma caixa de leite, que será doada a uma instituição carente da região. Haverá bate-papo ao final da apresentação.

Nesta edição, o Café Cinematográfico será realizado em parceria com o Circuito do Saber, projeto do Programa de Orientação Psicopedagógica (Popp) que desenvolve e oferta minicursos, seminários e palestras aos discentes, abarcando diversas temáticas, que percorrem duas vias: ingresso e desenvolvimento acadêmico e preparação para o mercado de trabalho.

De acordo com Rodrigo Cristiano, docente responsável pela atividade, “neste café iremos discutir a questão da deficiência física e como pessoas de classes sociais distintas são unidas pelo afeto, amizade e companheirismo, apesar dos abismos culturais e sociais”. A exibição do filme tem como objetivo levar aos estudantes uma discussão e o incentivo à formação crítica enquanto cidadãos. O “Café Cinematográfico” constitui um projeto para a troca de conhecimento e aprendizagem, em que os alunos são estimulados a discutir sobre as produções assistidas.

Sobre o filme

“Os intocáveis” é um filme francês de comédia dramática, escrito e realizado por Olivier Nakache e Éric Toledano, com François Cluzet e Omar Sy nos principais papéis. O filme aborda a relação de um multimilionário tetraplégico e do seu peculiar auxiliar de enfermagem, baseado no livro autobiográfico de Philippe Pozzo di Borgo, “Le Second souffle”. O longa, assim como o livro, são baseados em fatos reais. Foi o filme mais visto na França em 2011 e é o mais rentável filme francês da história. O dinheiro arrecadado com a venda dos direitos de autor da adaptação do livro ao cinema, cerca de US$ 650 mil, foi doado a uma associação de ajuda a deficientes físicos.