Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO TERESA D´ÁVILA - UNIFATEA

Postado em: 20/09/2014

Fonte: FATEA.BR


 

 

A FATEA  por meio do Núcleo de Extensão Universitária participou do Dia da Responsabilidade Social promovida pela ABMES, Associação Brasileira do Ensino Superior, que institucionalizou o Dia da Responsabilidade Social das IES particulares no Brasil.

Há seis anos, a FATEA, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, participa dessa atividade que segundo a coordenadora do Núcleo de Extensão, Rosana Montemor, torna-se uma data referencial para promover e divulgar a cidadania.

O Núcleo de Extensão, vem promovendo várias práticas educacionais voltadas á solidariedade entre elas, a ação aconteceu, no bairro da Ponte Nova, onde 15 alunos realizaram oficinas voltadas a sustentabilidade. Foi realizada pelo curso de Pedagogia, Letras uma oficina denominada “Sabores da Leitura”, a qual os alunos faziam sucos com frutas e hortaliças demostrando que as crianças, principalmente, devem ser alimentadas com produtos naturais e que esses estão presentes nos mercados locais. A didática é fazer o suco junto com a criança contando histórias sobre a importância das vitaminas para a saúde e o reaproveitamento de toda as fruta. O curso de Enfermagem utilizou a didática sobre a oficina das lavagens das mãos, onde os alunos explicam sobre a importância da higienização das mãos para os manuseios de alimentos, o cuidado que deve ter ao levar as mãos aos olhos, evidenciando assim, a importância de uma boa lavagem, demonstrando que as bactérias estão presentes a todos os lugares. Para isso, veda-se os olhos da pessoa, passa tinta nas mãos e lava-se a mão em agua corrente, após tirada a venda as pessoas avaliam o quanto ela deixou marcas de tintas pelas mãos, observando os lugares onde não foram lavados.Juntos, os cursos de Letras, Comunicação e Pedagogia ofereceram as crianças, oficinas de contação de histórias, e pinturas de rosto, um meio lúdico, que segundo Piaget, a ludicidade éum alicerce indispensável para a realização de atividades intelectuais da criança, não se apresentando somente como entretenimento para gastar energia, mas sim, uma forma de metodologia utilizada para a contribuição e enriquecimento do desenvolvimento, afetivo, intelectual e moral.

A moradora do bairro Mirtes Vieira declarou-se feliz em ter participado dessas atividades no bairro. Segundo ela, é um bairro bem esquecido, onde não acontece nenhuma ação social.

Para a Instituição, este dia é de suma importância, pois recebe da ABMES o selo de Responsabilidade Social - Instituição Socialmente Responsável.

 

 

 

Por Beatriz Nery

Assessoria de Imprensa

e-mail: imprensa@fatea.br

(12) 2124-2899

Instituto Santa Teresa / FATEA

Av. Peixoto de Castro, 539 – Vila Celeste

Lorena/SP