Postado por: REDE DE ENSINO DOCTUM - UNIDADE SERRA - DOCTUM

Postado em: 12/09/2012

Fonte: JORNAL SINDINOTICIAS


Na noite de 11 de setembro alunos calouros e veteranos da Faculdade Doctum da Serra realizaram ato público simbólico em defesa da paz no município da Serra. Com cartazes, apitos e gritos de paz, a caminhada foi realizada no entorno do Terminal Rodoviário Transcol e nas proximidades do Shopping Laranjeiras. O ápice da ação foi a fixação de 213 mãos vermelhas impressas em papel branco sobre o jardim da praça principal do bairro Laranjeiras. No final do evento foi dado um abraço coletivo no entorno da praça.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) divulgou recentemente que o município da Serra registrou 213 homicídios nos primeiros 213 dias do ano de 2012 (01 de janeiro a 01 de agosto), ou seja, exatamente a média de um homicídio por dia. Este número, embora expressivo, não diz sobre a real taxa de mortes naquele município.

Fazendo uma projeção da taxa de homicídios para o ano de 2012, a partir dos números da Sesp, se chega à taxa aproximada de 89 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, que é quase o dobro da taxa da Venezuela, país mais violento da América Latina, com taxa de 49 homicídios por 100 mil, segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).

Além de ser quase o dobro da taxa de homicídios da Venezuela, a taxa da Serra é quase quatro vezes maior que a do Brasil, que é o terceiro mais violento da América Latina, com 22,7 homicídios por 100 mil. A seguir o ranking mais recente de morte por homicídio em relação às dez cidades mais violentas do Brasil.