Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UNIBRASIL
Postado em: 26/09/2014
Fonte: SITE WWW.UNIBRASIL.COM.BR
UM DIA NA FACULDADE - RESPONSABILIDADE SOCIAL
Mais de 1.000 estudantes, alunos e funcionários participaram da ação, vindo até a Instituição e conhecendo as diversas áreas do conhecimento e toda a estrutura oferecida. Na oportunidade, também foram ofertados serviços em alusão ao Dia da Responsabilidade Social.
Ao todo, o projeto teve 34 oficinas, mais serviços a comunidade distribuídas nas seis escolas do saber. O curso de Direito realizou o Júri Simulado, onde os acadêmicos atuaram tanto na acusação quanto na defesa de um caso real, julgado há alguns anos pelo Tribunal do Júri de Curitiba. Na ocasião, foi realizada uma homenagem ao professor Luiz Eduardo Roncaglio, novo membro da equipe da Clínica de Tribunal do Júri da Instituição. Cerca de 300 estudantes assistiram à sessão, presidida pelo juíz titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, doutor Leonardo Bechara Stancioli.
A Escola de Comunicação participou do evento com oito oficinas. “Como contar a história dos outros”, “Oficina de fanzine”, “Cineclub” “Fotografia publicitária”, “Grafitti”, “Modelagem de objeto”, “Radioweb” e “Stop Motion”. A coordenadora do curso de Jornalismo, professora Maura Martins, acredita que foi uma ótima oportunidade para que os alunos pudessem ter mais contato com as áreas de interesse. “Aos que participaram das oficinas de Jornalismo, foi possível conhecer o trabalho realizado pelos profissionais e o perfil esperado dos que pretendem seguir a carreira. Os alunos puderam experimentar algumas atividades cotidianas da nossa profissão, como a apuração, a realização de entrevistas e a construção do texto jornalístico”, finaliza. A oficina de Modelagem de Objetivos teve excelente adesão e contou, inclusive, com a presença da diretora acadêmica, professora Lilian Pereira Ferrari. Na oportunidade, os alunos puderam conferir, na prática, a criação de um objeto. A oficiina de Grafitti também teve excelente aceitação e os participantes puderam praticar a arte, realizando algumas artes. A oficina Radioweb apresentou aos alunos o funcionamento de um programa de rádio, bem como, técnicas de entrevista para este veículo. Na oficina de Fanzine, os alunos entrevistaram os demais participantes e, no retorno, montaram os fanzines. Por fim, as oficinas de Stop Motion e Fotografia Publicitária, proporcionaram um primeiro contato com técnicas de fotografia, focadas em cada um dos segmentos.
A Escola de Saúde disponibilizou, ao todo, 12 oficinas que comtemplaram, também, o Dia da Responsabilidade Social. Foram elas: “Avaliação de composição corporal”, “Extração de DNA”, “Higienização correta das mãos para a manipulação de alimentos”, “Identificação de Reações”, “Microscopia”, “Primeiros Socorros”, “Produção de Cremes”, “Teste de Stress”, “Teste Sensorial de Produtos e Reconhecimento de Aromas”, “Tipagem Sanguínea” “Titulação – Escala de Ph”, “Vivência Fisioterapêutica”. Todas as atividades tiveram a capacidade máxima de participantes. A aluna Larissa dos Santos (16), do colégio Destaque, diz que o projeto é muito válido, pois faz a aproximação direta dos estudantes do ensino médio com o ensino superior. “Eu sempre quis ver como era a rotina na faculdade, por isso resolvi participar e, para minha surpresa, é bem melhor do que eu esperava”, destaca. As oficinas desta Escola tiveram máxima adesão e trataram, especificamente, de cada uma das áreas do saber, proporcionando contato prático e direto com dia a dia da profissão. O diretor geral das Faculdades Integradas do Brasil, professor Jairo Marçal, passou pelas oficinas e acompanhou a execução das mesmas. Na de Primeiros Socorros, foi possível receber informações úteis para todo e qualquer momento, destacando a atenção do Enfermeiro às situações. Na oficina de Tipagem Sanguínea, os alunos realizaram, com acompanhamento de docentes e discentes, o processo para a obtenção do resultado desta informação, essencial para toda pessoa. Na Vivência Fisioterapêutica, os participantes puderam ver, ao vivo, o que a profissão pode proporcionar no tocante ao cuidado humano. O Teste de Estresse, com lotação máxima, explicou como funciona a avaliação para a constatação de tal fato que é considerado um dos maiores males da vida moderna. Na oficina de Teste Sensorial de Produtos e Reconhecimento de Aromas, os alunos puderam conhecer parte da técnica aplicada para tal feito.
A Escola de Engenharias ofereceu oficinas, como "A Profissão do engenheiro civil, o novo perfil e áreas de atuação”, “Construção de brinquedos com PET” e “Desmontagem de motor”. A coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Adriana Regina Tozzi, que ministrou a palestra sobre a profissão, destaca que foi muito bom esse contato com este público. “São alunos que estão bem inspirados e trouxeram isso para a aula, então conversaram bastante, tiraram dúvidas, falaram sobre as expectativas para o futuro e, por isso, esse trabalho foi bem válido”, comenta. Ainda dentro da Escola de Engenharias, a desmontagem de um motor atraiu olhares curiosos a entender mais sobre a Engenharia Mecânica. A produção de brinquedos Pet também conquistou muitos alunos que, focados na produção dos jogos, destacaram a grandeza do evento. “Achei muito bacana a ideia de trazer os alunos para conhecer como funciona cada área. Por mim, podem repetir porque está aprovada”, comenta o aluno William Santos.
A Escola de Negócios ofertou três oficinas, “Planejando sua carreira como administrador”, “Educação Financeira” e “Criando sites e sistemas para a internet”. A aluna do terceiro ano do colégio Paulina Borsari, Leticia Mafra (16), participou da oficina de Sistemas de Informação e acredita que a experiência a ajudou no descobrimento da área que ela pretende seguir. “Eu já tinha uma ideia de quais vestibulares eu prestaria, mas com essa aula eu tive certeza do caminho a seguir. Foi muito bom, pois a oficina me deu um norte e contribuiu muito na minha escolha”, comenta. A oficina Educação Financeira apresentou a importância de um planejamento, bem como, a indispensável presença do profissional para o êxito do mesmo, assim como a Planejando sua Carreira como Administrador, que proporcionou informações, até então, desconhecidas para grande parte dos participantes.
A Escola de Educação e Humanidades teve a participação do curso de Pedagogia com a oficina “Jogos de matemática para alfabetização e letramento”, “Novas tecnologias para alfabetização e letramento” e “Contação de histórias e scrapbook”. Em ambas, os alunos puderam acompanhar, na prática, um pouquinho do que vive o profissional de Pedagogia, bem como, suas funções diante da sociedade. Compondo esta Escola, o curso de Serviço Social realizou uma palestra com o tema “Violência contra a mulher – uma realidade a ser enfrentada”. Aqui, destaque para o papel do profissional da área e do debate e combate a este crime.
O Grutun! – Grupo de Teatro UniBrasil, também participou do evento, com a presença dos personagens da peça Lucíola, apresentada naquela semana no Teatro Guaíra. Caracterizados, os atores falaram sobre a obra de José de Alencar, um dos maiores escritores do Romantismo brasileiro, e que é um dos livros cobrados em diversos vestibulares de universidades do nosso estado.
Alunos e professores do curso de Educação Física fizeram intervenções, durante todo o período cumprindo, também, o papel no Dia da Responsabilidade Social. Em momentos alternados, os visitantes e colaboradores puderam participar de aulas de zumba e body combat. Nos intervalos das apresentações, realziadas no Complexo Esportivo da Instituição, alunos da Escola de Saúde ofereceram orientações e serviços básicos.
Através do projeto “Um dia na Faculdade” e com a adesão ao “Dia da Responsabilidade Social, as Faculdades Integradas do Brasil reafirmam o compromisso com a sensibilização no tocante à educação e assistência social, tornando disponíveis essas informações a toda a comunidade com apoio e participação de professores, alunos e funcionários.