Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE

Postado em: 05/08/2014

Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1778/PROJETO-DE-EXTENSAO-UNIVERSITARIA-LEVA-ATIVIDADES-A-ESCOLAS-CORONEL-FABRICIANO


A partir desta quarta-feira (6), professores e alunos dos cursos de Engenharia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) inauguram uma nova fase do projeto de extensão “Física Divertida e Iniciação a Robótica”. O projeto leva conhecimentos dessas áreas a estudantes do ensino básico de forma lúdica. A iniciativa será colocada em prática nas escolas municipais vinculadas à Secretaria Municipal de Ensino de Coronel Fabriciano. A primeira instituição beneficiada é a Escola Municipal Paulo Franklin. A aula inaugural ocorre às 15h, no Auditório José Vicente Justino, no campus universitário de Coronel Fabriciano.

“A proposta é possibilitar aos alunos a descoberta do funcionamento da Física e da Robótica de uma maneira divertida, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas a essas áreas do conhecimento”, explica Felipe Freitas, coordenador do projeto.

Para Felipe Freitas, a extensão universitária é um importante pilar da Educação Superior mantido pelo Unileste. “É por meio deste contato junto à comunidade que compartilhamos o conhecimento adquirido em pesquisas e produzimos novos saberes”, afirma o professor.

Participarão da aula inaugural do projeto cerca de 120 alunos do 9º ano da Escola Municipal Paulo Franklin, de Coronel Fabriciano. De acordo com o professor, até dezembro estão agendados 10 encontros, sempre às quartas-feiras (das 16h às 17h30), no campus universitário de Coronel Fabriciano.

Sobre o projeto e sua metodologia
O projeto estabelece uma relação de cooperação entre alunos e professores da Educação Superior e da Educação Básica ao contribuir para a melhoria da formação básica em Física. Além disso, promove um espaço de debate, proposição, elaboração e uso de novas metodologias e material didático nas escolas.

A iniciativa beneficia simultaneamente alunos dos ensinos básico e universitário, além de docentes. Sua metodologia articula a formação continuada de professores de Física, a capacitação dos acadêmicos extensionistas e a preparação de alunos dos ensinos básico e médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas.

Para conhecer este e outros projetos de extensão mantidos pelo Unileste, acesse:www.unilestemg.br/extensao. Mais informações pelo telefone (31) 3846-5515 ou via e-mail:extensao@unilestemg.br.