Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE
Postado em: 26/09/2014
Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1851/UNILESTE-RECEBE-ESPETACULO-AS-FABULAS-DE-LA-MAMBEMBE
O Grupo de Teatro Universitário Taracatum retorna ao Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) para apresentar o espetáculo “As Fábulas La Mambembe: uma viagem pelas obras de La Fontaine”, neste sábado (27), às 19h, no teatro João Paulo II do campus de Coronel Fabriciano. O grupo acaba de receber a premiação por “Melhor figurino” no Festival Nacional de Teatro em Peçanha, além de ter sido indicado como melhor cenário e indicado melhor ator coadjuvante (Jheffer Meneses). A direção é de Gilson Magno e Thiago Vaz e iluminação de Ademir Venil. Os ingressos podem ser adquiridos ao investimento de R$20 (inteira) e R$10 (meia) na bilheteria do teatro minutos antes do espetáculo.
De acordo com Gilson Magno, um dos diretores do espetáculo, “o grupo Taracatum fez uma pesquisa sobre as Fábulas de La Fontaine e selecionou algumas para serem representadas no palco. As fábulas são pequenas histórias escritas com a intenção de transmitir alguns ensinamentos sobre a vida ou o que se chama ‘lição de moral’”, explica. O espetáculo possui classificação livre e faz parte do projeto de extensão “Teatro universitário” do Unileste.
Segundo o diretor, “as fábulas selecionadas foram em virtude da peculiaridade e sutileza da personificação das virtudes e defeitos do caráter humano. Elas mostram situações típicas do dia a dia dos seres humanos, que são vividas por animais. Como disse o próprio La Fontaine ‘nas minhas fábulas escrevo sobre a relação entre as pessoas’. E, neste sentido, o grupo Taracatum pediu ajuda aos amigos bichos para que representassem o papel dos homens nessa linda viagem do mundo de La Fontaine”, adianta Gilson Magno.
Projeto de extensão
O Teatro Universitário visa contribuir para a solidificação de um movimento cultural no Unileste e no Vale do Aço, possibilitando a difusão da arte de interpretação e contribuindo para a formação de multiplicadores cênicos. São desenvolvidas atividades de formação teatral por meio de oficinas com Jogos de Improvisação, Expressão Corporal, Técnica Vocal, dentre outros. O projeto também visa multiplicadores cênicos, formados no projeto, desenvolvem oficinas de iniciação teatral e apresentam esquetes educativas nas instituições públicas, escolas, creches, praças, culminando com uma montagem de um espetáculo aberto à comunidade local.
O projeto oportuniza aos acadêmicos um conhecimento diversificado e lúdico. A atividade teatral ensina a aprender com diversidade cultural, proporcionando assim uma reflexão dialógica entre os sujeitos. A arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico que caracteriza o modo particular de dar sentido às experiências das pessoas, por meio dele o aluno amplia a sensibilidade, a consciência crítica, estética e ética.
As aulas do projeto Teatro Universitário ocorrem aos sábados, das 13h às 16h. Outras informações pelo telefone: (31) 3846-5515.