Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE
Postado em: 26/09/2014
Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1852/CURSO-DE-FISIOTERAPIA-CELEBRA-O-DIA-MUNDIAL-DO-CORACAO-COM-ACOES-PREVENTIVAS
Estudantes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) participam de ações preventivas em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29 de setembro. A iniciativa se desenvolverá em vários pontos do Vale do Aço. No dia 28/9, os universitários do projeto de extensão Coração do Futuro estarão no Parque Ipanema, das 8h às 12h, para uma manhã de orientações sobre a saúde do coração.
Segundo Cristian de Souza Freitas, coordenador do projeto de extensão mantido pelo Unileste, o objetivo é orientar a população quanto aos fatores que contribuem para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. “Existem diversos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento das doenças do coração, sendo esses, classificados em fatores de risco modificáveis e fatores de risco não modificáveis”, explica o professor.
De acordo com Cristian, são considerados fatores de risco modificáveis: o tabagismo, o colesterol alterado, a hipertensão arterial, a inatividade física ou sedentarismo, o sobrepeso ou obesidade, a elevação da circunferência abdominal, a presença de diabetes e a alimentação inadequada. Sendo considerados fatores de risco não modificáveis: a hereditariedade, a idade, o gênero e a raça.
“No parque Ipanema, os participantes serão orientados sobre os passos a serem seguidos para garantir o controle dos fatores de riscos modificáveis e também serão submetidos a avaliações dos indicadores corporais tais como: índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal e pressão arterial”, conta o professor Cristian de Souza Freitas.
Participam da iniciativa os universitários extensionistas: Amanda Karoliny Mariano Campos, Ariane Cristina de Almeida Verdiano, Danielle Cristina Farias da Silva, Debora de Freitas Amorim, Gabrielle Valentim Santos Ferreira, Giselly Emiliano Dias, Izabella Carolina Gomes Dornelas, Luan Hermesdorff Alves Costa, Maria Luiza Passos Ferreira, Nildiana Gomes de Andrade, Sara Alves de Menezes, Thaís Alvarenga Carvalho e Thayrony Gonzaga dos Santos Braga.
No decorrer da semana, as intervenções do projeto Coração do Futuro se repetem nas Escolas Leonardo da Vinci e Colégio Padre de Man. Já no âmbito da disciplina Fisioterapia na Saúde Coletiva, os estudantes Igor Baroni, Gabriela Abreu, Janaína Fernandes, Nildiana Gomes e Danielle Farias estarão durante todo o mês de outubro, às segundas e quartas-feiras, das 7h às 9h30, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), avaliando os fatores de risco modificáveis nos aposentados praticantes de futebol. O objetivo é orientar sobre a importância de mudar os hábitos de vida para prevenir os problemas cardíacos.
Estatísticas
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares afetam anualmente, no Brasil, cerca de 17,1 milhões de pessoas. No país, são registradas mais de 300 mil mortes por ano decorrentes de doenças cardíacas, que podem se manifestar principalmente como infartos, acidentes vasculares encefálicos (derrames) e mortes súbitas.