Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 25/09/2014
Fonte: SITE DA UNOESTE
25/9/2014
Orientação sobre meio ambiente dá foco na logística reversa
Palestra é realizada para alunos do ensino fundamental em escola do Jardim Guanabara em Presidente Prudente
“Meio Ambiente no Século 21: Necessidades de Atividades na Preservação de Recursos Naturais” foi o tema da palestra que a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e o Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste promoveram para alunos da Escola Domingos Ferreira de Medeiros, nesta quarta-feira (25). Unidade da Rede Municipal de Educação que atende o ensino fundamental pelo projeto Cidadescola e localizada no Jardim Guanabara, em Presidente Prudente.
A palestra foi proferida pelo aluno do mestrado Adriano Moreno Jardim que, em meio às considerações gerais, tratou de questões específicas como a da logística reversa, ainda pouco difundida no Brasil, como instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação.
O tema atual e interessante foi tratado com a devida didática para o público infantil, numa aula com a utilização da fala do professor e de recursos audiovisuais. Os alunos demonstraram curiosidade e fizeram várias perguntas sobre essa questão de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, que envolve fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e responsáveis pela limpeza pública. Pela logística reversa, a loja que vendeu tem que receber de volta, quando já não servir mais, produtos como: medicamentos, eletroeletrônicos e lâmpadas, entreoutros.
Jardim também deu foco ao lixo eletrônico. Utilizou como exemplo o aparelho celular como algo da moda, que serve para muitas coisas além de falar, como ouvir música e tirar fotos, razão da febre do selfie. “Sempre que sai um modelo novo, o cara não quer mais o usado, então tenta vender ou dar para outra pessoa ou mesmo descartar”, comentou para dizer que pela lei dos resíduos sólidos o descarte não é mais no lixo, mas sim na loja onde o aparelho foi adquirido, para que esta dê a destinação correta. “Isto é chamado de logística reversa. Ensine seus pais também”, fez o apelo.
A recepção foi feita pela professora comunitária do Cidadescola, Andreia Lyria de Alencar Bavanessi, que agradeceu a Proext por mais esta ação na escola do Jardim Guanabara, que tem sido parceira na produção de horta suspensa. A palestra com o aluno do mestrado fez parte do Mês da Responsabilidade Social, que ocorre por sugestão da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e é desenvolvido pela Proext, que esteve representada pela coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais Graziella Plaça Orosco de Souza.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste