Postado por: AFYA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE IPATINGA - AFYA IPATINGA

Postado em: 20/09/2014

Fonte: ALUNOS, PROFESSOR E FUNCIONÃRIO


Univaço participa do Dia da Responsabilidade Social

As atividades ocorreram na Casa da Esperança e na Apae de Ipatinga

 

Alunos, professores e funcionários da Univaço se reuniram na última sexta-feira (19/09) e no sábado (20/09) para promover ações voluntárias celebrando o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, iniciativa desenvolvida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Os locais escolhidos para as atividades foram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada no bairro Bela Vista, e a Casa da   Esperança, localizada no bairro Vila Formosa, ambas em Ipatinga-MG.

Participaram diretamente das atividades de responsabilidade social 51 membros da comunidade acadêmica da Univaço, beneficiando 493 pessoas com as tarefas desenvolvidas.

A Apae de Ipatinga funciona como creche e unidade de acolhimento. Atualmente, na Associação são atendidas cerca de 300 crianças de ambos os sexos com até 12 anos de idade. Durante a visita, foram entregues os donativos arrecadados em uma campanha organizada por alunos e professores da faculdade.

Os visitantes proporcionaram às crianças ali assistidas momentos de alegria e descontração. “A visita que fizemos à Apae teve como objetivo levar ao berçário, que hoje tem um número recorde de crianças, doações arrecadadas com a campanha permanente dos alunos da Faculdade de Medicina. Foi uma visita gratificante. Fomos para doar, inclusive sorrisos, mas recebemos muito mais”, contou a professora Jaqueline Melo Soares.

“Foi realmente maravilhoso participar da campanha e da visita à Apae”, disse a professora Trycia Martins Salviano Alves.

Na Casa da Esperança, a situação não foi diferente. Alegria, dedicação e diversas atividades marcaram a data. A entidade, mantida pelo Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (Naemc), é responsável por abrigar e assistir pessoas dependentes, na condição de abandonadas e/ou social e economicamente carentes, de diversas faixas etárias.

Os participantes conversaram com os internos, realizaram atividades de entretenimento, cantaram e contribuíram nas tarefas diárias da Casa, como lavagem de louças, ajuda no berçário, separação de roupas na lavanderia e colaboração na distribuição do almoço.

“Foi um privilégio de grande aprendizado. Doar algumas horas de atenção aos internos da Casa da Esperança evidenciou minha pequenez diante da grandiosidade de sentimentos expressa pelos sorrisos, olhares e abraços que recebi naquele ambiente... Aprendi que a partilha nos faz mais humanos e plenos para o presente da vida. As horas que ali passei transformaram meu dia num eterno aprendizado, para além daqueles praticados pela pedagogia”, disse a pedagoga da Univaço, Niura Sueli de Almeida Martins.

Na opinião do aluno Samir Hemétrio Salles Costa, as atividades do Dia da Responsabilidade Social proporcionaram a todos uma experiência de humanização. “Foi-nos dada a oportunidade de ajudar o próximo, quando na verdade nós é que fomos ajudados, com amor, esperança e fraternidade, requisitos básicos para a formação de qualquer profissional de saúde”, enfatizou.

 “A visita à Casa da Esperança representou o verdadeiro ato de cuidar, demonstrando que a medicina vai muito além de um trabalho, pois sentimos algo que veio do coração”, disse o aluno Ycaro Cesar Barreto Salgado.

Para a auxiliar de biblioteca Alessandra Gomes Figueiredo, o Dia da Responsabilidade Social foi uma oportunidade de vivenciar o amor com o próximo: “Fiquei impressionada ao saber que, de 180 internos, apenas 20 recebem visita frequente de seus familiares. Algo que me despertou bastante a atenção também foi a disposição dos voluntários que trabalham na Casa da Esperança. O zelo e o amor que eles têm pelos internos é muito grande; foi uma lição de vida. Lá, pude ver o verdadeiro sentido do amor ao próximo.”