Postado por: UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA - CANOAS

Postado em: 30/09/2012

Fonte: WWW.ULBRA.BR


A ULBRA Canoas participou do Dia Nacional de Responsabilidade Social no Ensino Superior 2012, realizado sábado, 29.09, em todo o país, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). Este ano, a ação ocorreu na Escola Estadual Victor Hugo Ludwig, no bairro Mathias Velho. 

Alunos e Professores de diversos cursos compareceram para prestar atendimentos gratuitamente à comunidade. Segundo o diretor de Extensão da ULBRA, Gustavo Becker, “o papel da Universidade se concretiza no fim, quando ela está junto da comunidade. Esse momento representa esta realidade”.

O professor Alexandre Uarth Christoff era um dos representantes do Museu de Ciências Naturais. O acervo do museu era um dos locais que mais despertavam a curiosidade dos visitantes. “As crianças, em especial, são muito mais curiosas do que os adultos. Elas admiram muito os animais e sempre têm perguntas para fazer”.

O curso de Matemática organizou uma exposição de jogos do seu Laboratório de Matemática, que atraiu grande número de crianças. O coordenador do curso, professor Leomir Joel Schweig, enfatizou que as crianças gostam muito das peças coloridas, das formas geométricas e dos desafios que os jogos  impõem. “Eles auxiliam na criatividade”, afirmou.

O curso de Design de Moda esteve presente no evento, com o Brechó da Solidariedade. Roupas doadas pela comunidade acadêmica foram customizadas e higienizadas, e vendidas por preços simbólicos. “A renda obtida foi revertida para a escola”, informou a coordenadora do curso, Débora Quaresma.

Muitas outras atividades de cursos movimentaram o pátio da escola. A Agronomia distribuiu mudas de plantas. Maurício Farias da Silva, de 10 anos, foi buscar mudinhas de verduras e legumes. “Vim aqui, porque minha avó Tereza me pediu e ela vai plantar em casa. Ela gosta muito de temperos e hortaliças”, descreveu. O atendimento ao público era feito pelo professor Vitório Poletto Ferreira.

Já a Medicina Veterinária contou com uma equipe de alunos orientados pela coordenadora do curso, Cristine Dossin Bastos Fischer, e pela diretora do Hospital Veterinário, Cristina B. Zaffari Grecelle. Visitando as casas próximas à escola, os estudantes convidaram para levarem os seus cães e gatos para vacinação antirábica. O garoto Pedro Miguel, 12 anos, levou seu cãozinho Lobinho, de quatro meses. “Acho bem importante manter a vacinação em dia. Meu outro cachorro já foi vacinado”, afirmou.