Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE

Postado em: 01/09/2014

Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1807/UNILESTE-REALIZA-ABERTURA-DE-PROJETO-DE-EXTENSAO-DO-CURSO-DE-ENGENHARIA-QUIMICA


Será realizada, nesta terça-feira (2), a abertura semestral do projeto de extensão “Experimentos de Química para o Ensino Fundamental”, vinculada ao curso de Engenharia Química do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). O evento ocorre às 13h30, no auditório Otton Fava, campus de Coronel Fabriciano. O projeto, sob a coordenação da professora Aline Ferreira Taveira, já vem sendo realizado há quatro anos na instituição.

O objetivo do projeto é usar o lado lúdico dos experimentos de Química para despertar em estudantes do Ensino Fundamental o interesse por Ciências. Nesse projeto, os graduandos do curso de Engenharia Química produzem roteiros de experimentos utilizando substâncias do dia-a-dia, que serão utilizados na execução das atividades em sala de aula. A realização das atividades envolve uma parceria com os professores de Ciências, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Neste mês de agosto, os alunos envolvidos no projeto participaram da feira de ciências da Escola Municipal Nicanor Ataíde, no bairro Mangueiras, em Coronel Fabriciano, em conjunto com alunos dos cursos de Ciências Biológicas de vários projetos de extensão do Unileste. São eles: “Atividades práticas docentes na formação continuada de professores para a rede pública de ensino”; “Uso de modelos taxidermizados de vertebrados no ensino de ciências e biologia”; e “Vermicompostagem: uma estratégia para a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos em ambiente urbano”.

De acordo com o professor Ricardo França, do curso de Engenharia Química, “na feira de ciências, em que estavam presentes aproximadamente 200 alunos, foram realizados vários experimentos de química, com a intenção de atrair os alunos para o aprendizado dessa ciência”, comentou o docente. Os trabalhos foram desenvolvidos sob a coordenação dos professores Aline Ferreira Taveira, Tânia Gonçalves dos Santos, Cléber Ribeiro Junior e Ana Paula de Almeida Caixeiro.