Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE
Postado em: 05/06/2014
Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1727/CAFE-CINEMATOGRAFICO-VISITA-COMUNIDADES-DE-IPATINGA
Nos próximos três sábados deste mês de junho, dias 7, 14 e 21, o projeto de extensão Café Cinematográfico, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), vai até a comunidade Atos dos Apóstolos, no bairro Ideal, comunidade Nossa Senhora das Graças, no Esperança, e comunidade São Geraldo, no bairro Bom Jardim, respectivamente, para exibição do filme “Anjos do sol”. O evento é gratuito, aberto ao público e ocorre sempre às 19h.
De acordo com o professor Rodrigo Cristiano Alves, coordenador do projeto, o principal objetivo de toda ação extensionista é favorecer a difusão do conhecimento para além dos limites da academia. "Ampliamos os locais de exibição dos filmes para além dos muros do Centro Universitário depois que percebemos o crescimento do público em idade escolar que vinha nos prestigiar. Ao fazer isso, sentimos que ficamos mais próximos da comunidade, além de termos a oportunidade de aumentar o nosso público, propiciando que, cada vez mais, pessoas possam se beneficiar desta importante ferramenta de divulgação cultural", comenta.
O projeto Café Cinematográfico visa à formação sociocultural e política no âmbito escolar e também para além das fronteiras do Centro Universitário. Dessa maneira, o cinema é utilizado como recurso didático para a inserção dos temas transversais na sala de aula e, além disso, amplia o espaço de lazer e enriquecimento cultural da escola, incentivando a formação crítica e apreciativa do público.
Sinopse
Anjos do Sol conta a saga da menina chamada Maria, de quase 12 anos, que no verão de 2002 é vendida pela família, que vive no interior do Maranhão, a um recrutador de prostitutas, imaginando que a garota estaria indo viver em um local melhor que vivia, pois não sabiam do que se tratava exatamente o recrutamento. Depois de ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada para um prostíbulo localizado numa pequena cidade, vizinha a um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, Maria consegue fugir e atravessa o Brasil na carona de caminhões. Ao chegar ao seu novo destino, o Rio de Janeiro, a prostituição se coloca novamente no seu caminho e suas atitudes, frente aos novos desafios, se tornam inesperadas e surpreendentes.