Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE

Postado em: 11/04/2014

Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1655/ALUNOS-DE-ADMINISTRACAO-E-PREFEITURA-DE-TIMOTEO-PROMOVEM-CAMPANHA-DOACAO-SANGUE


Estudantes do curso de Administração do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) em parceria com a Prefeitura de Timóteo promovem, neste sábado (12), uma campanha de doação de sangue à Fundação Hemominas. A iniciativa integra a campanha anual de doação de sangue promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo com apoio dos estudantes da disciplina “Laboratório de Responsabilidade Social” do Unileste. As doações poderão ser realizadas das 9h às 16h, na Av. Ary Barroso, 765, Bairro Serenata, em Timóteo.

Para a professora Betinna Tassis, uma das supervisoras da disciplina, a iniciativa vem de encontro à missão do Unileste de formar cidadãos éticos e não apenas profissionais técnicos. “Ao sensibilizar a população para esse problema local estamos priorizando a formação de profissionais mais humanos e engajados na transformação da realidade local”, afirma.

Segundo a estudante Angélica Toledo, a opção pelo engajamento nesta campanha se fez por uma experiência pessoal. “Em 2009 tive que retirar alguns nódulos nos pulmões e precisei receber sangue, aí pude entender melhor como a doação de sangue pode salvar vidas”, conta.

A universitária Rejane Nunes, integrante da Equipe Super Amigos, grupo constituído para apoiar a campanha, ressalta a necessidade da doação de sangue ao Hemominas. “Quando a doação é feita a bancos de sangue de um hospital em específico, esse sangue só poderá ser utilizado neste hospital, o que é muito importante, mas doando ao Hemominas esse sangue pode ser utilizado para suprir demandas em toda a região”, explica.

Parceria em prol da vida

Andréa Marinho da Silva, representante da Prefeitura de Timóteo, destaca a importância da iniciativa para o abastecimento do banco de sangue do Hemoninas de Governador Valadares que, atualmente, atende a praticamente toda a demanda de sangue da região do Vale do Aço.“Realizamos anualmente uma campanha externa de captação de sangue, além disso, levamos bimestralmente doadores para captação de sangue no Hemoninas em Governador Valadares”, conta.

“Essa parceria dos estudantes de Administração nos ajudando, principalmente, na divulgação e captação de novos doadores, muito nos alegrou”, completa Andréa.

Requisitos para doação

O doador de sangue voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 kg.
Para doar sangue é preciso estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas da refeição. Estar em boas condições de saúde, não ser usuário de drogas e não ser portador de doenças infectocontagiosas.