Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE

Postado em: 13/06/2014

Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1741/CURSO-DE-ARQUITETURA-PROMOVE-OFICINAS-SOBRE-A-CONVIVENCIA-EM-ESPACOS-PUBLICOS


O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), por meio do projeto de extensão “Educação Urbana – Plantando sementes para uma cidade de todos”, promove, a partir do dia 16 de junho, uma série de três oficinas voltadas para a percepção e convivência em espaços públicos. A primeira delas ocorre nesta segunda-feira (16), às 15h30, no Educandário Família de Nazaré, em Ipatinga.

A professora Kênia de Souza Barbosa, coordenadora do projeto de extensão mantido pelo Unileste explica o objetivo das oficinas. “Estes encontros têm como intuito estimular a cidadania de forma interativa e divertida, estimulando a percepção das crianças que vivem na instituição sobre o meio onde vivem e contribuindo para prepará-las para o exercício de convivência no espaço público”, conta.

De acordo com a docente, as três oficinas sobre acessibilidade serão realizadas no Educandário Família de Nazaré, instituição de acolhimento de crianças vítimas de maus tratos, violência e abandono. “No dia 16/6 será realizada a oficina “Tra-lá-lá”, que trabalhará as limitações referentes à visão e à locomoção. Já no dia 24/6 teremos a oficina “Xique Xique”, em que serão abordadas as questões positivas e negativas sobre a acessibilidade no dia a dia da cidade. E no o último encontro, marcado para o dia 27/6, será realizada a oficina “Zip Zap”, que avaliará o aprendizado das crianças em relação aos temas trabalhados”, explica Kênia Barbosa.

“Esperamos contribuir para a formação de cidadãos conscientes, além de apresentar a arquitetura e o urbanismo às crianças. Acreditamos que incentivando essa nova percepção plantaremos uma semente de cidadania, resultando em verdadeiros cidadãos do futuros e consequentemente em uma cidade melhor”, acrescenta a professora.

Participam das ações os universitários Pedro Soares, Bárbara Benicá, Priscila Cruz e Raiane Priscila, sob a coordenação da professora Kênia Barbosa. As oficinas integram as atividades da disciplina Estúdio Vertical II, do 6º período do curso Arquitetura e Urbanismo do Unileste.

Sobre a Instituição parceira

O Educandário Família de Nazaré é uma instituição sem fins lucrativos da área de Educação que funciona em Ipatinga desde 1985. Atualmente, atende crianças de 0 a 12 anos em situação de risco e vulnerabilidade social, encaminhadas pelo Conselho Tutelar e pela Vara da Infância e Juventude.