Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE
Postado em: 10/04/2014
Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1653/UNILESTE-REALIZA-AULA-INAUGURAL-DO-PROJETO-MATEMATICA-EM-ACAO
Nesta sexta-feira (11), às 15h, os alunos do projeto de extensão ‘Matemática em Ação’ participarão de uma aula inaugural cujo objetivo é apresentar como serão conduzidas as atividades durante o tempo de curso. Fazem parte do projeto os alunos do 3º ano da Escola Estadual Alberto Giovanini, juntamente com os professores Juliana Fioravante e Marco Antônio Brasil e os alunos extensionistas da instituição. O evento ocorre no auditório Otton Fava, campus Coronel Fabriciano do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste).
O projeto ‘Matemática em Ação’ é uma iniciativa de docentes dos cursos de Engenharia Elétrica e Pedagogia e visa à interlocução com a Educação Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Matemática e na preparação de alunos do Ensino Médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Matemática, com vistas a uma melhor inserção na Educação Superior.
De acordo com a professora Juliana Fioravante, “o projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na Educação Superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do Ensino Médio não se inserem, imediatamente, na Educação Superior”, explica.
A docente comenta ainda que “os alunos, cada vez em maior número, têm apresentado pouco desenvolvimento das habilidades cognitivas básicas nas aulas de matemática, principalmente na solução de situações problemas, em que se exige níveis mais elevados de compreensão e abstração. O ‘Matemática em Ação’ acaba sendo uma responsabilidade social do Unileste que, por meio de seus alunos e professores, interage com os demais níveis de ensino e seus sujeitos, na busca de soluções para situações inquietantes do campo da educação, principalmente aquelas que geram exclusão social e desmotivação para o crescimento profissional”.
Metodologia
O projeto é desenvolvido por meio de fóruns de debates entre professores e alunos para definição de habilidades e competências relacionadas à área da matemática, necessárias ao aluno do Ensino Médio; oficinas de trabalho para elaboração de material didático e metodologias significativas para o ensino/aprendizagem da matemática, com foco nas habilidades e competências definidas como fundamentais ao aluno do Ensino Médio; e encontro com alunos do Ensino Médio para realização de aulas temáticas