Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE

Postado em: 25/06/2014

Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1752/CURSO-DE-ENFERMAGEM-PROMOVE-ACOES-EM-COMEMORACAO-AO-DIA-NACIONAL-DO-DIABETES


sta quinta-feira (26) será marcada por uma série de intervenções do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) para a conscientização da população sobre os cuidados com o Diabetes, que tem seu dia nacional comemorado em 27 de junho. Pela manhã, haverá palestra especial no quadro “Saúde nas Ondas do Rádio”, do programa Microfone Aberto da Rádio Educadora. Logo mais, às 18h, panfletagem e orientações no campus de Ipatinga sobre a doença que tem apresentado crescimento alarmante em todo planeta.

Os médicos Felipe Ferreira Fernandes Feitosa, cirurgião geral da Rede São Camilo Vale do Aço e médico do trabalho da Rede São Camilo Vale do Aço, e Nicolas Drumond de Carvalho, médico endocrinologista, coordenador da internação do Hospital São Camilo – Fabriciano, estarão ao vivo, a partir das 11h, para explicarem os cuidados que se deve ter com a doença.

De acordo com Jussara Botto, uma das professoras responsáveis pela atividade, “é preciso discutir o assunto porque cada vez mais as crianças estão se alimentando de maneira incorreta, comendo muita fast-food, alimentos que se transformam em açúcar no organismo com certa rapidez. Daí tornam-se obesas e a doença aparece. Precisamos instruir a população e também nossos alunos, que atuarão diretamente com os casos na vida profissional”, explica a docente.

A partir das 18h, no campus de Ipatinga do Unileste, no bairro Bom Retiro, as alunas Sandra Silva e Verônica Almeida farão um trabalho de orientação à população local sobre o diabetes, com montagem de estande e panfletagem. A atividade é aberta ao público.

Sobre a doença

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 5,1 % da população mundial, de 20 a 79 anos, sofra da doença. E, segundo especialistas, esse número é certamente maior, pois muitas pessoas têm a doença e não sabem. Diabetes mellitus é uma condição crônica que surge quando o pâncreas se torna incapaz de produzir insulina (diabetes tipo 1) ou quando o organismo não consegue fazer uso adequado da insulina produzida (diabetes tipo 2). Noventa por cento dos casos pertencem ao tipo 2.

Fatores genéticos estão envolvidos em ambas as formas da doença, mas a do tipo 2 se instala preferencialmente na maturidade, como consequência de fatores como excesso de peso, inatividade física e dietas ricas em gorduras e alimentos de alta densidade energética, como os carboidratos.