Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE

Postado em: 16/05/2014

Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1684/ESPETACULO-FABULAS-DE-LA-MAMBEMBE-E-ENCENADO-NO-UNILESTE


Neste sábado (17), o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) recebe, no teatro João Paulo II, às 19h, o espetáculo “Fábulas de La Mambembe: uma viagem pelas obras de La Fontaine”. Sob direção de Gilson Magno e Thiago Vaz, a apresentação é do grupo de teatro Taracatum, que faz parte do projeto de extensão Teatro Universitário. Esta é a 4ª montagem do elenco e o projeto está vinculado ao curso de Pedagogia da instituição.  Os ingressos podem ser adquiridos ao investimento de R$10 no Centro de Coronel Fabriciano nas lojas Vibe, Parri e Minas Ótica e também no bairro Horto, em Ipatinga, no Restaurante Dona Benta.

De acordo com Gilson Magno, um dos diretores do espetáculo, “o grupo Taracatum fez uma pesquisa sobre as Fábulas de La Fontaine e selecionou algumas para serem representadas no palco. As fábulas são pequenas histórias escritas com a intenção de transmitir alguns ensinamentos sobre a vida ou o que se chama ‘lição de moral’, explica. Quem assina a iluminação da peça é Ademir Venil e a sonoplastia fica por conta de Jefferson Meneses e Aliston Diniz. O espetáculo possui classificação livre.

Segundo o diretor, “as fábulas selecionadas foram em virtude da peculiaridade e sutileza da personificação das virtudes e defeitos do caráter humano. Elas mostram situações típicas do dia a dia dos seres humanos, que são vividas por animais. Como disse o próprio La Fontaine ‘nas minhas fábulas escrevo sobre a relação entre as pessoas’. E, neste sentido, o grupo Taracatum pediu ajuda aos amigos bichos para que representassem o papel dos homens nessa linda viagem do mundo de La Fontaine”, adianta Gilson Magno.

Projeto de extensão
O Teatro Universitário visa contribuir para a solidificação de um movimento cultural no Unileste e no Vale do Aço, possibilitando a difusão da arte de interpretação e contribuindo para a formação de multiplicadores cênicos. São desenvolvidas atividades de formação teatral por meio de oficinas com Jogos de Improvisação, Expressão Corporal, Técnica Vocal, dentre outros.  O projeto também visa multiplicadores cênicos, formados no projeto, desenvolvem oficinas de iniciação teatral e apresentam esquetes educativas nas instituições públicas, escolas, creches, praças, culminando com uma montagem de um espetáculo aberto à comunidade local.

O projeto oportuniza aos acadêmicos um conhecimento diversificado e lúdico. A atividade teatral ensina a aprender com diversidade cultural, proporcionando assim uma reflexão dialógica entre os sujeitos. A arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico que caracteriza o modo particular de dar sentido às experiências das pessoas, por meio dele o aluno amplia a sensibilidade, a consciência crítica, estética e ética.

O aulas do projeto Teatro Universitário ocorrem aos sábados, das 13h às 16h. Outras informações pelo telefone: (31) 3846-5515.