Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE

Postado em: 07/05/2014

Fonte: PLOX



O projeto ‘Física Divertida e Iniciação à Robótica’, de iniciativa dos docentes dos cursos de Engenharia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), teve início nesta quarta-feira (7) na sede da Escola Educação Criativa, no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga, com um cronograma de palestras de sensibilização com linguagens e material destinados à faixa-etária de 2 aos 11 anos.

A ação extensionista atua na preparação de alunos do ensino básico para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Física, com vistas a uma melhor inserção na Educação Superior. O projeto pretende motivar os alunos a darem continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do Ensino Médio não se inserem, imediatamente, na Educação Superior.

Para o professor Felipe Freitas, coordenador do projeto, a extensão universitária é uma ação do Centro Universitário junto à comunidade. “É muito importante disponibilizarmos e compartilharmos o nosso conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa para o público externo e a sociedade em geral. Essa ação produz um novo conhecimento e deve ser valorizada por ser uma forma de interação entre a população e a instituição de Ensino Superior. A Escola Educação Criativa é nossa parceira nos nossos projetos e valoriza as ações dos projetos de extensão. Em breve estaremos atuando também nas escolas públicas municipais de Coronel Fabriciano, uma vez que já temos parceria firmada com a Secretaria Municipal de Ensino”, adianta o docente.

De acordo com Rosemar de Almeida Martins, coordenadora pedagógica da Escola Educação Criativa, “as aulas contribuirão para que as crianças conheçam e aprendam, ludicamente, conceitos científicos como: funcionamento de engrenagens e motor, força, potência, energia, velocidade, equilíbrio, movimento e eixo. A Escola acredita que as crianças aprenderão a ultrapassar a linha da diversão e, com o aprender fazendo, serão estimuladas a explorar relações e conexões existentes entre as pessoas e o mundo”, comenta.

O projeto ‘Física Divertida e Iniciação à Robótica’ tem como objetivos proporcionar aos alunos a descoberta do funcionamento da tecnologia de uma maneira divertida; estabelecer relação de cooperação entre alunos e professores da Educação Superior e da Educação Básica; contribuir para uma melhoria da formação básica em Física de alunos concluintes de Ensino Básico de escolas do Vale do Aço; promover espaço de debate, proposição, elaboração e uso de metodologia e material didático diferenciado para o desenvolvimento das habilidades cognitivas em alunos do Ensino Médio, tais como raciocínio lógico, postura crítica, capacidade de resolver problemas, competência para aplicar conceitos ao cotidiano e resolver questões relacionadas aos conteúdos básicos da Física.

Metodologia

Durante o desenvolvimento do projeto são realizados fóruns de debates entre professores e alunos para definição de habilidades e competências relacionadas à área da Física, Eletricidade e Robótica, necessárias ao aluno do Ensino Básico. Além disso, oficinas de trabalho para elaboração de material didático e metodologias significativas para o ensino/aprendizagem da matemática, com foco nas habilidades e competências definidas como fundamentais ao aluno do Ensino Básico. Também são feitas visitas aos laboratórios de Física do Unileste e encontro com alunos do Ensino Médio para realização de aulas temáticas e práticas.