Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE
Postado em: 08/11/2013
Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1556/PROJETO-INDAIA-REALIZA-ENCONTRO-DE-GERACOES
Neste sábado (9), a comunidade de Cocais das Estrelas, no município de Antônio Dias, receberá pela manhã o evento denominado “Encontro de Gerações”. Trata-se de uma ação que integra o Projeto Indaiá, em que estão previstas oficinas de capacitação e intercâmbio para artesãs, recreação infantil e oficina de trança de palha para crianças e adolescentes. O projeto envolve a articulação entre diversos projetos de extensão do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) e instituições parceiras no intuito de atender as demandas da comunidade.
De acordo com Betinna Tassis, docente do curso de Administração Empreendedora do Unileste e uma das responsáveis pelo evento, será o momento em que avós, mães e filhas trocarão experiências sobre a arte com palha de Indaiá. “A comunidade e artesãs dessa localidade desenvolveu uma técnica para trançar palha de Indaiá que resulta em lindos chapéus que podem ser comercializados. Nessa oficina haverá a difusão dessa prática, para que outras gerações aprendam a fazer arte com a matéria-prima que eles têm disponível”, explica a professora.
O programa é desenvolvido pelo Unileste em parceria com o Instituto Cenibra e a Associação de Artesãos de Antônio Dias. As atividades estão voltadas para atenção aos segmentos e sujeitos envolvidos no processo de produção dos chapéus com palha do Indaiá, tendo como foco a comunidade de Cocais das Estrelas, na cidade de Antônio Dias. Tem como principal objetivo auxiliar o grupo no desenvolvimento de ações que os potencializem para melhorar suas práticas produtivas e de comercialização; produzir tecnologias de ciências gerenciais com o intuito de melhorar capacitação individual e a competência administrativa; reconhecer e valorizar vocações e os talentos locais.
As atividades do programa tiveram início em março deste ano e contam com a participação de estudantes e docentes do Unileste dos cursos de Administração, Psicologia e Arquitetura e Urbanismo vinculados aos projetos de extensão “Capacitação e desenvolvimento de produtos artesanais e de design”, “Consultoria 3º Setor”, “Empreender Social” e “Intervindo em comunidades: práticas de autogestão em diferentes contextos”. De acordo com Sonaly Torres, coordenadora de Extensão do Unileste, “o programa constitui-se como um rico espaço de trocas de saberes e produção de novos conhecimentos”, comenta.
Cultura e sociedade
A professora Anizaura Lídia explica que o curso de Psicologia se organiza em várias frentes de trabalho para intervir com a estrutura, os processos das comunidades envolvidas e com as suas relações com a sociedade maior. “Essas frentes visam facilitar a ascensão social dos moradores por meio do trabalho, projetos culturais, artísticos, profissionalizantes e econômicos, garantindo a sua continuidade. Sua ênfase está na elaboração de conhecimentos possibilitadores de transformação social, na difusão de valores de cidadania e no treinamento de multiplicadores que possam contribuir significativamente para a mudança da sociedade e para a autogestão dos moradores locais”, explica a docente.
De acordo com Carla Paoliello, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e responsável pela organização da oficina para crianças e adolescentes, “o grande objetivo é de divulgação do saber das artesãs e organização de ações para que se crie a possibilidade de troca com a comunidade e a valorização do fazer artesanal, ampliando a possibilidade de aprendizado”, finaliza.