Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE
Postado em: 14/11/2013
Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1567/PROJETO-DE-EXTENSAO-DO-UNILESTE-CAPACITA-PROFESSORES-DE-MATEMATICA-DE-FABRICIANO
O projeto de extensão “Uso de Software no Ensino de Matemática”, mantido pelo curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), promove, nesta segunda-feira (18/11), uma capacitação para professores de matemática de Coronel Fabriciano. O encontro tem início às 8h, na sede da Secretaria de Educação do município. Ao todo, 25 professores da rede municipal deverão participar da atividade. A capacitação ocorre sob a coordenação da professora Juliana Ramos Fioravante Zuliani e terá a participação dos universitários extensionistas André Vieira Barros e Isternândia Araújo França.
O projeto mantido pelo Centro Universitário foi criado com o objetivo de trabalhar pela melhoria da qualidade do ensino a partir da formação continuada do professor. “A presença das tecnologias, principalmente do computador, requer das instituições de ensino e do professor novas posturas frente ao processo de ensino e de aprendizagem”, comenta a professora Juliana.
Segundo ela, a questão do uso dos recursos tecnológicos, particularmente na Educação, ocupa posição central. “É importante refletir sobre as mudanças educacionais provocadas por essas tecnologias, propondo novas práticas docentes e buscando proporcionar experiências de aprendizagem significativas para os alunos”, destaca.
Tecnologia a serviço do ensino de matemática
Durante o encontro, os professores terão um primeiro contato com o software Geogebra, programa de linguagem simples e download livre, que vem chamando a atenção de pesquisadores e tem sido tema de diversas investigações didáticas.
“A meta principal é habilitar os professores na utilização integrada do software Geogebracomo ferramenta nas aulas de Matemática. O programa permite investigar propriedades matemáticas por meio de construções dinâmicas. Com ele, é possível desenvolver conteúdos como Geometria Plana, Gráfico de Funções, Geometria Analítica, dentre outros”, explica Juliana.
Para a docente, apesar do grande número de estudos que vêm sendo desenvolvidos sobre tecnologias e ensino de Matemática, observa-se que ainda há uma grande resistência por parte dos professores no uso de softwares em sala de aula. “O uso desse software ajudará o aluno a perceber tendências e fazer conjecturas, que poderão ser demonstradas formalmente em sala de aula pelo professor”, conta.
De acordo com a coordenadora do projeto, a experiência é igualmente importante para os alunos dos cursos de Engenharia do Unileste. “Eles desenvolvem vários conceitos matemáticos de Geometria e Álgebra a partir de estudos bibliográficos enquanto se preparam para esses encontros presenciais. Com isso, têm sua curiosidade matemática instigada, estimulando novas perguntas e pesquisas nesta área”, finaliza Juliana.