Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE
Postado em: 27/06/2013
Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1444/APRESENTACOES-DE-ESQUETES-MOVIMENTAM-CAMPUS-DO-UNILESTE
Crédito: Nilmar LageNesta sexta-feira (28), alunos do curso de Comunicação Social do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) preencherão o palco do Teatro João Paulo II com uma série de esquetes teatrais apresentadas em uma mostra cultural. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado a partir das 20h, no campus universitário de Coronel Fabriciano. Os estudantes irão representar cenicamente crônicas de Luis Fernando Veríssimo contidas na obra “As mentiras que os homens contam”.
Para cumprirem a proposta da disciplina, os estudantes se envolveram em um processo de produção teatral completo, com pesquisa, elaboração de cenas, interpretação, criação de figurinos, cenários e direção dos espetáculos. Foram adaptadas 13 crônicas: “A Farsa”, “Espelho”, “Homem que é homem”, “Os Moralistas”, “O diálogo”, “A Infidelidade”, “Falcão”, “Trote 101”, “O Encontro”, “Tios”, “Lar Desfeito”, “Grande Edgar” e “A Aliança”.
De acordo com Gilson Magno, professor da disciplina Artes Cênicas, são esquetes que os alunos apresentam para o encerramento do curso de iniciação teatral. “Este trabalho é em parceria com o Teatro Universitário. Os alunos estudaram as crônicas, escreveram o roteiro, ou seja, todo o processo de criação foi desenvolvido em grupo, criando uma proposta para palco a partir das adaptações. O teatro é essa magia, este processo que desenvolve a nossa capacidade criativa e humanizadora”, comenta o docente.
Teatro Universitário
As potencialidades cognitivas das artes cênicas também têm sido exploradas pelo Unileste por meio do projeto de extensão ‘Teatro Universitário’. Ligada ao curso de Pedagogia, a iniciativa abre espaço para a participação de estudantes das mais diversas áreas do conhecimento, envolvendo-os em oficinas que integram o desenvolvimento pessoal ao contato com a comunidade.
Gilson Magno, docente que coordena o trabalho, explica que o Teatro Universitário visa à solidificação de um movimento cultural em âmbito acadêmico. "Nosso objetivo é possibilitar a difusão da arte da interpretação por meio da formação de multiplicadores cênicos. A atividade teatral ensina a aprender com a diversidade sociocultural, proporcionando uma relação de diálogo que ajuda a repensar os novos desafios da educação contemporânea", completa Gilson.
Serviço
Apresentação de esquetes teatrais
28 de junho – 20h
Local: Teatro João Paulo II - campus de Coronel Fabriciano
Aberto ao público
Entrada franca