Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE

Postado em: 04/11/2013

Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1551/UNILESTE-REALIZA-CAMPANHA-PARA-ARRECADACAO-DE-MATERIAIS-DE-CONSTRUCAO-CIVIL


Unileste realiza campanha para arrecadação de materiais de construção civil

Publicado em 04/11/2013

Alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), por meio do projeto de extensão “Rede Construir Melhor”, realizam neste mês de novembro uma campanha em busca de donativos de materiais de construção civil. Trata-se do “Brechó da Construção”, que tem por objetivo reaproveitar, em casas de famílias carentes, materiais que seriam ou foram descartados em construções.

De acordo com Danielly Garcia, uma das docentes responsáveis pelo projeto, “durante uma construção, demolição ou reforma de casas é comum ocorrer sobra ou até mesmo desperdício de materiais que vão para o lixo. Esses materiais poderiam ser utilizados novamente, aplicados de maneira correta e/ou alternativa. O que é lixo para uns pode ser útil para outros. Muita gente não sabe, mas a maior parte dos resíduos gerados em obras pode ser reutilizada, porém os resíduos não são descartados ou armazenados corretamente, acarretando prejuízos ambientais, sociais e econômicos. A cada três edifícios construídos, o volume de um edifício é lixo.”, explica a professora.

Conforme detalha Danielly Garcia, “as famílias beneficiadas precisam de materiais de difícil reutilização como cimento, argamassa, areia, materiais elétricos e outros. Por isso contamos com o apoio de lojistas e empresas do ramo da construção civil”, informa a docente. Para doar basta entrar em contato por meio do telefone (31) 3846-5612 ouredeconstruirmelhor@gmail.com. Outras informações também podem ser obtidas por meio da página do projeto no facebook: RECOM – Brechó.

O projeto

"Rede Construir Melhor" propõe a capacitação e qualificação de jovens de baixa renda no mercado de trabalho ofertando cursos teóricos e práticos desenvolvidos dentro do Unileste, por meio da construção de uma rede de relacionamento que envolve a participação de representantes do segmento da construção civil como fornecedores de materiais e serviços, construtores, entidades do terceiro setor e poder público.

Todos contribuem para a viabilidade do projeto, desde a seleção de participantes e famílias a serem atendidas, até o fornecimento de insumos para a execução do projeto. A comunidade acadêmica do Unileste se faz presente por meio da participação de professores de disciplinas dos cursos envolvidos – Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Elétrica, que ministram palestras e aulas para os participantes, além dos alunos destes cursos que poderão desenvolver habilidades práticas de aplicação da teoria apreendida como forma de crescimento profissional.

Os cursos ministrados são avaliados por meio de atividade prática de execução de pequenas intervenções e melhorias habitacionais para as famílias de baixa renda inseridas no projeto, moradoras do Vale do Aço.