Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE
Postado em: 24/09/2013
Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1507/UNILESTE-OFERECE-CURSO-DE-INFORMATICA-GRATUITO-PARA-ESCOLA-DE-CORONEL-FABRICIANO
Tiveram início na última semana as aulas de informática básica em nuvens ofertada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) aos alunos e professores da Escola Estadual Professora Celina Machado, uma instituição parceira do projeto Informática Solidária (Infosol) e do Rotary Club Fabriciano Norte por meio do Projeto para Capacitação de Professores da Rede Estadual de Coronel Fabriciano (Procaps). O objetivo comum está na capacitação de multiplicadores na área de informática para alunos entre 12 e 16 anos e seus professores. O projeto, ainda piloto, atenderá cerca de 100 alunos de informática nesta primeira edição.
De acordo com Francisco Reinaldo, coordenador do Projeto Informática Solidária (Infosol) e do Laboratório de Inteligência Computacional (LIC) do Unileste, "este projeto está sendo completamente inovador. É a primeira vez que se tem notícia em nosso Estado e até mesmo em âmbito nacional de que alunos e professores estivessem participando de uma inclusão digitam em nuvens. Já não mais utilizamos programas de escritório da plataforma Microsoft Office. Agora nosso foco é Google Drive e tudo que a nuvem, ilimitada, pode nos oferecer gratuitamente. Para o Vale do Aço, o ganho é astronômico, uma vez que já não precisamos lidar com manutenção de instalação ou compra de licenças”, explica o docente.
Ao final do curso os alunos serão capazes de reconhecer internas do computador, navegar na internet, criar contas de e-mails pessoais ou para empresas, busca seletiva de conteúdo no youtube, utilizar sistemas avançados e, o mais importante, delegação e compartilhamento de tarefas ao usar a computação em nuvem pela suíte de escritório em nuvens do Google.
“Agora os programas locais, que impediam os alunos de trabalharem juntos, foram todos migrados para colaboração em nuvem, sendo possível a troca de informação e conteúdo em tempo real. Reuniões em grupo já não existem mais, mas sim a tele-entrevista será apresentada a eles. Isto otimiza o tempo dos alunos que trabalham em diferentes horários e que estão em diferentes locais, aumenta a organização interna do grupo, mantém um controle das atividades desenvolvidas em quaisquer horários e permite inserir e remover participantes a todo o momento, tal como uma ferramenta social”, explica o professor.
Tecnologia e sustentabilidade
Quando utilizada de maneira sustentável, a tecnologia pode tornar-se uma grande ferramenta que auxiliará gestores e líderes na redução de custos operacionais e de pessoal em diferentes camadas de abstração de uma organização. Segundo o professor Francisco Reinaldo, “é importante compreender que a cultura empresarial deve estar apta a lidar com constantes ajustes no trabalho tradicional e superar seus próprios obstáculos. Para manter o processo de sustentabilidade ativo na organização, as atribuições de trabalho devem ser mapeadas, documentadas e compartilhadas”.
De acordo com o docente, a tecnologia “Computação em Nuvens” está em alta no mundo da TI Verde. A ideia primária surgiu da necessidade de uma sociedade tecnológica ativa e colaborativamente interconectada. “Apontada como um resultado ecologicamente correto dentro de empresas que usam TI, pois oferece redução de custos, redução de espaço e de armazenamento, também estimula a globalização e permite o compartilhamento de diferentes produtos e serviços por meio de uma rede tipo Freecycle pelo mundo todo. Tudo isso graças a virtualização das ferramentas e ambiente de trabalho produzido pelos profissionais da área de sistemas de informação”, conclui Francisco Reinaldo.