Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE

Postado em: 09/10/2013

Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1528/PROJETO-ESCOLA-GESTANTE-CAPACITA-PROFISSIONAIS-DE-SAUDE-DA-FAMILIA-DE-SANTANA


Projeto Escola Gestante capacita profissionais de saúde da família de Santana do Paraíso

Publicado em 09/10/2013

Um levantamento feito pelo setor de Controle e Avaliação da Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso apontou para a existência de algumas fragilidades no que se refere à prática do pré-natal do município. Com base neste diagnóstico, foram iniciadas parcerias com a empresa Camargo Corrêa e com o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), por meio do setor de extensão e do curso de Enfermagem, para elaboração do projeto de Extensão Universitária intitulado “Escola Gestante”. A iniciativa está capacitando profissionais da equipe de saúde da família para o atendimento das gestantes do município e será realizada em seis módulos temáticos, que serão ministrados quinzenalmente, aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30, no campus universitário de Ipatinga.

De acordo com as informações do comitê de Prevenção de Mortalidade Materno-Infantil da Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Paraíso, as últimas investigações demonstraram que os óbitos maternos e infantis ocorrem na cidade com maior incidência por causas evitáveis como, por exemplo, falta de informação e dificuldade de assimilação dos conhecimentos repassados por meio do pré-natal e também por assistência de qualidade duvidosa durante o parto. “Em 2012, houve dois óbitos por doenças perinatais, principalmente por asfixia, não havendo registro de óbito materno no município. No Brasil, as causas dos óbitos maternos geralmente estão relacionadas às hipertensões, hemorragias e abortos”, explica a professora de Enfermagem, Vitória Augusta Teles Netto Pires.  

Sendo assim, o projeto tem como objetivos principais a capacitação e sensibilização dos profissionais da Equipe de Saúde da Família para o desenvolvimento de ações de prevenção de agravos e promoção da saúde das gestantes, além do fortalecimento do atendimento destinado às gestantes nas fases pré-natal e puerperal do município por meio da adequação de materiais e dos espaços físicos referentes ao pré-natal.

Para a professora Jussara Bôtto, tutora do projeto, a iniciativa irá fomentar uma melhoria no atendimento das grávidas a partir da capacitação dos profissionais e da orientação das gestantes e demais atores sociais envolvidos. “As oficinas ocorrerão durante dois meses, abordando temas como Saúde Materno-infantilAbordagem clínica no pré-natalParto e puerpério, Acompanhamento e orientação nutricional materno-infantil, Saúde mental materno-infantil, Saúde bucal materno-infantil e Legislação de amparo à gestante,totalizando uma carga horária de 40 horas de treinamento”, explica.

A previsão é que 40 profissionais sejam capacitados durante o projeto. Participam como instrutoras da Escola Gestante: Jussara Bôtto Neves, Cintia Mara Assis Fabian, Nilma Maria Vargas Lessa, Patrícia Fátima Mendes Guedes, Christiane Berenice Costa Cunha e Vitória Augusta Teles Netto Pires. As capacitações ainda terão o acompanhamento das alunas do curso de Enfermagem do Unileste,  Fernanda Ferreira Dias, Renata Andrade Ferreira, Mariana Albino Almeida Gonçalves e Sidia Kesia Carvalho, que atuarão como monitoras.

As atividades do projeto começaram no dia 28 de setembro com o tema “Saúde Materno-infantil”. O próximo encontro está agendado para o dia 19 de outubro com a abordagem dos temas "Acompanhamento e orientação nutricional materno-infantil" e “Saúde bucal materno-infantil”, que serão proferidos pela professora e nutricionista Nilma Maria Vargas Lessa e pela odontóloga Christiane Berenice Costa Cunha, respectivamente, no campus universitário de Ipatinga, localizado à Rua Bárbara Heliodora, nº 725, no Bairro Bom Retiro.