Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE
Postado em: 14/06/2013
Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1432/CAFE-CINEMATOGRAFICO-RECEBE-ALUNOS-DE-ESCOLA-PUBLICA-DE-
Nesta segunda-feira (17), a partir das 13h, o projeto “Café Cinematográfico”, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), recebe os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Geraldo Gomes Ribeiro, do bairro Limoeiro, em Ipatinga. O filme exibido será “A Viagem de Chihiro”, vencedor do Oscar de Melhor Animação. O evento é gratuito, aberto à comunidade e demais alunos da Instituição.
De acordo com o professor Rodrigo Cristiano Alves, coordenador do projeto, trazer os alunos de escolas públicas para dentro do Unileste é uma oportunidade de difundir a arte cinematográfica, além de fazer com que o projeto cumpra seu papel social. “A essência do Café Cinematográfico está justamente na possibilidade de utilizar o cinema como fonte de debate entre os alunos desde cedo. É uma forma de fazer com que o aluno comece a construir suas próprias opiniões, demonstre sua forma de pensar”, explicou.
De acordo com Sergineide Pereira dos Santos Vieira, professora responsável pelos alunos da Escola Estadual, “a nossa instituição está situada em uma área de periferia, apresenta problemas sociais sérios como violência, drogas, problemas familiares, desinteresse pelos estudos por parte dos alunos em sua grande maioria. Com o conhecimento do projeto vimos uma excelente iniciativa para socialização e mudança de visão de mundo para nossos alunos”, comenta a docente.
Sinopse
Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Após saber por meio de seus pais que estarão mudando de cidade ela fica furiosa, sem fazer nenhum esforço para esconder sua raiva. Em meio a lembranças de seus amigos que terá que deixar, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade onde irão morar, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim que é guardado por uma estranha estátua.
Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel. Apesar dos pedidos para voltarem ao carro, Chihiro acaba seguindo junto com eles para descobrir que ele leva a um mundo aparentemente deserto, onde existe uma cidade sem nenhum habitante. Famintos, os pais de Chihiro decidem comer a comida que está disponível em uma das casas, enquanto que a própria Chihiro decide explorar um pouco a cidade.
Entretanto, logo ela encontra com Haku, um garoto que lhe diz para ir embora da cidade o mais rápido possível. Ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos, enquanto misteriosos seres começam a surgir. É o início da jornada de Chihiro em um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.