Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO LESTE DE MINAS - UNILESTE

Postado em: 14/02/2013

Fonte: HTTP://WWW.UNILESTEMG.BR/NOTICIA/1322/CAFE-CINEMATOGRAFICO-COMEMORA-CINCO-ANOS-DE-ATIVIDADES


Café Cinematográfico comemora cinco anos de atividades

Publicado em 14/02/2013

Dando início às comemorações dos cinco anos do projeto Café Cinematográfico, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) promovem, neste sábado (16), a primeira edição do ano do já tradicional evento. O filme escolhido para abrir a nova temporada de exibições é o francês “O artista”, dirigido por Michel Hazanavicius. A exibição será aberta ao público, às 9h, no auditório Otton Fava, campus de Coronel Fabriciano. Os interessados em participar deverão levar lanches que serão compartilhados em um café comunitário, além de uma caixa de leite, que será doada a uma instituição de caridade da região. Haverá bate-papo ao final da apresentação.

De acordo com o professor Rodrigo Cristiano, idealizador do projeto, “O artista” foi o filme escolhido em virtude das pequenas doses de obras de arte que apresenta. “É um filme ingênuo, engraçado e que, brilhantemente, consegue prender o espectador do início ao fim, apesar de ser um filme mudo. É uma ótima pedida para quem não conhece a história do cinema, principalmente quem nunca viu um filme mudo como no início do cinema. Em tempos de 3D podemos, sim, ainda nos encantar com fantasias silenciosas”, comenta o professor.

A exibição do filme tem como objetivo levar aos graduandos e à comunidade externa filmes que possibilitem o incentivo à formação crítica e apreciativa do público. O “Café Cinematográfico” constitui um projeto para a troca de conhecimento e aprendizagem, em que os alunos são estimulados a discutir sobre as produções assistidas. Nesta primeira edição do ano o evento está ligado ao Trote Solidário, movimento organizado pelos alunos do curso de Comunicação que arrecadou mantimentos e roupas que serão doados a uma instituição de caridade da região.

Bate-papo
Ao final da exibição do filme, como ocorre em todas as edições, haverá um momento para o bate-papo. Nesta sábado o convidado a comentar sobre o longa será Isis Castro, professora de História do CEFET-MG. A docente ainda é doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente pesquisa o processo de aquisição, definição e classificação dos objetos museológicos em diálogo com o perfil das instituições a que pertencem, no caso o Museu Histórico Nacional, o Museu Paulista e o Museu Nacional de Belas Artes, com ênfase na construção de delimitações entre os objetos artísticos e os objetos históricos.

Sinopse
Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo, George Valentin (Jean Dujardin), começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para trabalhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão?

“O Artista” recebeu 10 indicações ao Oscar em 2012, venceu o Globo de Ouro nas categorias melhor filme, melhor ator e melhor trilha sonora, e levou também a estatueta de Cannes de melhor ator (Jean Dujardin).