Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE

Postado em: 26/09/2013

Fonte: SITE UNOESTE


26/9/2013

Usuários de academia da terceira idade recebem orientações

 

Projeto de extensão universitária em fisioterapia realiza experiência bem-sucedida e adota calendário mensal 

 

  • Foto: Cedida
    Sessão de alongamento antes da atividade física
     
  • Foto: Cedida
    Usuários ao fazerem uso correto dos aparelhos
     
  • Foto: Cedida
    Envolvidos no projeto de extensão da Fisioterapia



Como parte das realizações do Mês da Responsabilidade Social da Unoeste, alunos do curso de Fisioterapia foram mobilizados num projeto voltado a levar orientações para usuários de academia da terceira idade, sobre como utilizar corretamente os equipamentos e obter resultados que contribuam com uma vida saudável. Realizada na manhã desta quarta-feira (25), a ação deu tão certo que a Dra. Francis Lopes Pacagnelli e seus alunos se sentiram entusiasmados a montar um calendário mensal.

O projeto cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) recebeu a denominação “Implantação de orientação para mudança de hábito de vida em mulheres com fatores de risco cardiovascular em uma Unidade Básica de Saúde”. Das 8h às 9h30, as atividades foram desenvolvidas com 20 mulheres inseridas no Programa Promoção de Saúde da Unoeste no Brasil Novo, mantido desde 2010, na UBS do bairro, em parceria com as secretárias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

“Dois homens (maridos) também se inseriram na ação”, comenta a professora e qualifica essa atitude como contaminação boa. Foi possível detectar que as pessoas não sabiam utilizar corretamente os equipamentos. “As prática orientadas servem para se obter bons resultados com a atividade física e também para valorizar o espaço público em prol da saúde”, diz Francis, que contou com cinco alunos do 8º termo: Lucas Dantas Martins, Giovanna Neves Bresqui, Andressa Caldeira Cacefo, Ana Karla Moreira da Silva e Aline Cristina Calil Trevisan.

As 22 pessoas que receberam instruções, foram estimuladas a orientar outros frequentadores da academia, num processo de multiplicação do uso correto dos equipamentos. O grupo da atividade do novo projeto já participava de outras ações regulares: caminhada, jogos de mesa para trabalhar a parte neurológica e bingo como descontração; instruídos pela professora de educação física Eliane Zamberlam Zambrini, a Nani, da Secretaria de Assistência Social.

A Dra. Francis conta que recebeu o apoio da Nani, da médica da UBS, Sueli Bueno e a da professora Ilse Storel, coordenadora do programa multidisciplinar e interdisciplinar, inserido na rotina da UBS e que envolve professores e alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Odontologia e Medicina. “Foi maravilhoso. A atividade física orientada na academia se incorpora à rotina de nossas realizações e só temos a ganhar agora que será uma vez por mês”, afirma Nani.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste