Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 23/09/2013
Fonte: SITE UNOESTE
23/9/2013
A Unoeste se integrou a duas atividades comemorativas do Dia do Motorista (25 de setembro), em Presidente Prudente. Ambas no último final de semana. Fizeram parte do Mês da Responsabilidade Social. No sábado (21), uma equipe dos cursos de Medicina, Estética e Cosmética, Biomedicina e Farmácia prestou atendimento para usuários da rodovia Raposo Tavares, ao lado da base operacional da Polícia Militar Rodoviária. Uma realização em parceria com o Sest/Senat, unidade de Regente Feijó (SP). No mesmo dia, alunos e professores da pós-graduação especialização em Psicologia do Trânsito estiveram no Parque do Povo e domingo (22) fizeram ação em restantes da cidade.
Os alunos que estiveram na Raposo foram orientados e acompanhados pelas professoras Luciana Calvo e Rosângela Cristóvão Ferreira, que também responde pela assessoria da coordenação de Ações Extensivas de Saúde da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Os acadêmicos da Medicina fizeram aferição da pressão arterial e acuidade visual, os de Farmácia aplicaram testes de glicemia, os da Estética estiveram com massagens facial e relaxante, e os da Biomedicina orientaram sobre o controle biológico da esponja de cozinha. Rosângela estima que foram cerca de 320 atendimentos prestados para motoristas, incluindo caminhoneiros.
A psicologia integrou a Semana do Trânsito, com os 18 alunos acompanhados pelas professoras Zilda Rodrigues e Regina Gioconda de Andrade. O foco de uma cartilha entregue aos motoristas, numa blitz instalada no Parque do Povo, foi de que álcool e drogas não combinam com segurança no trânsito, com apelo à preservação da vida. O material impresso recebeu as assinaturas da Unoeste, Porto Seguro, Movimento Trânsito + Gentil, Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), Polícia Militar, Prudenshopping, Sindicato dos Corretores de Seguro (Sincor-SP), Sest/Senat e Lucari Yamaha.
A cartilha de 12 páginas trabalhou a educação no trânsito com textos e desenhos para serem coloridos pelas crianças, além de palavras cruzadas e outros apelos de envolvimento infantil, com a sugestão para curtir e compartilhar. O fechamento do material apresentou cinco consequências dos efeitos do álcool: 1) deixa o campo visual embaçado e prejudica a visão noturna; 2) o motorista alcoolizado tem déficit de atenção e percepção; 3) motorista perde a noção dos riscos e deixa de avaliar perigos reais; 4) afeta as funções motoras, e os reflexos ficam mais lentos em caso de necessidade de frear; 5) aumenta a sonolência, prejudica o raciocínio e a concentração.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste