Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE

Postado em: 20/09/2013

Fonte: SITE UNOESTE


20/9/2013

Área de Preservação Permanente recebe plantio de mudas

 

Alunos do Projeto Guri participaram de ação educativa ambiental em comemoração ao Dia da Árvore 

 

  • Foto: João Paulo Barbosa
    Plantio das mudas de árvores por alunos do Projeto Guri
     
  • Foto: João Paulo Barbosa
    Residente em agronomia, Lucas Olivo explicou como fazer o plantio
     
  • Foto: João Paulo Barbosa
    Envolvidos na ação do Projeto Manhã de Reflorestamento



O Projeto Manhã de Reflorestamento mobilizou na manhã desta sexta-feira (20), véspera do Dia da Árvore, 26 alunos do polo regional do Projeto Guri em Presidente Prudente. Meninos e meninas, entre oito e 15 anos, plantaram 50 mudas de árvores na Área de Preservação Permanente (APP) do campus II da Unoeste, nas imediações do centro esportivo. Este é o quinto ano de plantios sucessivos para proteger a nascente e o represamento com cerca de meio hectare de espelho d´água, numa área total de cinco hectares.

A Manhã de Reflorestamento é realizada pelo Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin), vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). A ação de caráter educacional envolveu também o Projeto Guri na Universidade, mantido pela Coordenadoria de Ações Culturais, Esportivas e Sociais da Proext. Estiveram envolvidos representantes dos cursos de Agronomia e de Ciências Biológicas, representados pelo residente em agronomia, Lucas Olivo e o professor Luiz Waldemar de Oliveira.

As crianças e adolescentes plantaram mudas das espécies angico, ipê roxo e branco, nim, cabreúva, aroeira, jambolão e carambola que são produzidas no viveiro da Unoeste, revela o funcionário Flávio Rebeque. “A importância biológica está na proteção da APP, onde existe um curso d´água. A relevância educacional está na conscientização sobre a necessidade de preservação ambiental”, diz Oliveira que leciona na Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) da instituição.

Os alunos do Guri estiveram acompanhados pelo educador musical Francis Lúcio Auresco e professor de violino ´Martinho` Antônio Custódio Jorge Neto. A recepção foi feita pela supervisora do Aecin, Graziella Plaça Orosco de Souza e pela coordenadora de ações culturais, esportivas sociais Afife Salim Sarquis Fazzano. Conforme o aluno de violino João Vitor Barbosa de Souza, de nove anos, foi uma experiência nova, pelo fato de nunca ter plantado uma árvore. “Foi bom. Procurei marcar bem o lugar onde plantei. Espero um dia voltar aqui e ver a árvore, bem bonita”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste