Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 19/09/2013
Fonte: SITE UNOESTE
9/9/2013
Diretores do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa e membros do Lions Clube Cinquentenário afirmam ser expressiva a sensibilização pela doação de órgãos em Presidente Prudente. Creditam parcela desse feito à Unoeste, na condição de parceira em promover ações preventivas, levar informações e promover a conscientização das pessoas. Constatação sustentada na superação em mais de 100% do número de doadores em relação aos transplantes de córneas na Santa Casa desde 2007 para cá. Fato evidenciado no lançamento da campanha iniciada hoje (19) e que irá até sexta-feira da próxima semana (27), quando transcorre o Dia Nacional do Doador de Órgão.
A Unoeste está na parceria, com o compromisso firmado pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e a atuação de estudantes e professores da Faculdade de Medicina. As ações são permanentes, com a realização de 2010 para cá do projeto Saúde Visual do Escolar, de iniciativa do Lions. A campanha lançada nesta quinta-feira na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Humberto Salvador conta com o envolvimento da Secretaria Municipal de Saúde, de tal forma a ser disseminada junto aos usuários da rede formada por ESFs, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as farmácias públicas. Além de orientações pelos profissionais, haverá a panfletagem nos postos e nas visitas domiciliares dos agentes de saúde.
Para o dia 27, serão prestados serviços preventivos para populares na praça Monsenhor Sarrion, no centro da cidade, das 9h às 13h. Durante o lançamento, o presidente Irineu Sesti Filho disse que o Banco de Olhos existe desde 1995, que ficou por um tempo desativado e foi reativado em 2007. Após a reativação, foram 500 doações de 200 transplantes de córneas. “A cada ano, verifica-se um crescimento”, contou Sesti e pontuou que no ano passado foram realizados 34 transplantes e agora em 2013, somente até hoje já são 31 e um outro já está programado para segunda-feira (23). Sobre as doações feitas na Santa Casa, há o registro de múltiplos órgãos. Portanto, além de córneas, pulmões, rins, pâncreas, fígados, corações e medulas.
O vice-presidente Antônio Alberto Ribeiro Barbosa fez um esclarecimento: o de que para se tornar doador de fato, não basta assinar um papel, mas é necessário informar parentes e amigos sobre sua intenção. “A legislação exige que alguém autorize a retirada dos órgãos”, afirmou. Barbosa disse que o Programa Nacional de Transplantes de Órgãos tem avançado desde a década de 90 e hoje existe no Brasil dez doadores para cada 1 milhão, enquanto em alguns países, a exemplo da Espanha, são de 25 a 28. “Precisamos lutar para chegarmos a esse nível”, comentou e classificou a campanha em Prudente como exemplo de ação para salvar vidas.
A Unoeste esteve representada no lançamento por estudantes da Faculdade de Medicina, acompanhados das professoras Magda Neves e Márcia Bueno Croscioli e do assessor de Integração Comunitária da Proext, Darci Galbiati. A Secretaria Municipal de Saúde se fez representar pela secretária adjunta Silvia Alves Dutra de Souza. O Lions por vários membros, juntamente com o presidente Leobardo Calderón. A Santa Casa pelo diretor administrativo José Roberto Garcia e o Banco de Olhos pelos seus diretores. A recepção na ESF, localizada em área limítrofe entre os bairros Humberto Salvador e Augusto de Paula, foi dos médicos Breno Erbella Casari e Marisa Naban Garcia e da enfermeira Gisele Mariotoni Orrigo.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste