Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE

Postado em: 02/09/2013

Fonte: SITE UNOESTE


02/9/2013

Modelo de ação social em Prudente se espalha para o Estado

 

Parceria da Unoeste com o Conselho Regional de Farmácia direciona outras parcerias em seccionais paulistas 

 

  • Foto: João Paulo Barbosa
    Mais de 500 atendimentos, sábado em Prudente
     
  • Foto: João Paulo Barbosa
    Nádia Alvim: estímulo à formação com perfil Unoeste
     
  • Foto: João Paulo Barbosa
    Envolvidos na realização do Farmacêutico na Praça



O Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) realiza, com excelentes resultados, o projeto de responsabilidade social Farmacêutico na Praça. O modelo adotado é o de Presidente Prudente, conforme revelou a diretora da seccional Nádia Alvim ao realizar sábado (31) mais uma edição, com mais de 500 atendimentos em serviços preventivos de saúde. Ao longo dos últimos cinco anos, a parceria com o curso de Farmácia da Unoeste se constitui na chave do sucesso, de tal forma que em outras seccionais foram formalizadas parceiras com instituições de ensino superior que também formam farmacêuticos.

O projeto é desenvolvido com a finalidade de promover a valorização do farmacêutico. Acontece duas vezes por ano em cada seccional. Uma delas em datas de escolha de cada unidade. Outra em data comum, como ocorreu no último sábado em 21 cidades – São Paulo, Baixada Santista e interior. “Nas várias regiões, atualmente existem parcerias universitárias, por conta da experiência de sucesso em Prudente. A sugestão foi levada à presidência estadual por nossa diretoria regional, da qual a vice-diretora é do curso de Farmácia na Unoeste, a professora Rosilene Martins Viel”, contou Nádia.

Quanto à valorização da classe, a cada evento e ainda por outras ações, os dirigentes do CRF-SP constatam que cada vez mais a população sabe que o profissional farmacêutico é imprescindível quando o assunto é saúde. “Se é na farmácia de manipulação, já é hábito da pessoa falar direto com o farmacêutico. Na drogaria esse é um comportamento que vem crescendo”, disse Nádia, que fez referência à recente pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICQT), a qual aponta que 78% da população entende como importante a presença do farmacêutico no atendimento em uma drogaria.

Não se sabe quanto o projeto influenciou na valorização desse profissional, mas os dirigentes de órgão de classe têm certeza de que há uma expressiva contribuição. “Essa iniciativa do Farmacêutico na Praça tem ainda outra finalidade, ao envolver estudantes universitários: a de promover formação com a humanização do atendimento, de acordo com o que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS). Aliás, esse é o perfil do aluno da Unoeste que, durante o aprendizado, passa pelas unidades de saúde e em eventos dessa natureza. O farmacêutico pode se especializar numa das 74 áreas de atuação, mas a população precisa do profissional generalista, com uma visão mais abrangente”, pontuou a diretora da seccional prudentina.

O fato do modelo de Prudente ser adotado no Estado é creditado também à compreensão da presidência, primeiro pela Raquel Rizzi e posteriormente por seu sucessor Pedro Eduardo Menegasso, que deu continuidade. Nádia enaltece o trabalho dos dirigentes, inclusive em relação ao plantão de apoio em São Paulo, quando o Farmacêutico na Praça ocorre simultaneamente em 21 cidades. “Se depararmos com um caso difícil de resolver, a exemplo da medicamentação classificada como polifarmácia, em que o paciente toma vários medicamentos e isso inviabiliza identificar algum sintoma, para saber de qual dos remédios é”, disse Nádia.

Sábado em Prudente, durante a manhã na praça Monsenhor Sarrion (centro) foram prestados serviços de orientação sobre o uso correto de medicamentos, testes de glicemia (diabetes), aferição de pressão arterial, conscientização sobre ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, o causador da dengue, e cuidados com os olhos. Os estudantes da Unoeste estiveram acompanhados das professoras Rosilene e Rosângela Cristóvão Ferreira, que também responde pelas Ações Extensivas de Saúde junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), sendo que o assessor de Integração Comunitária, Darci Galbiati, cuidou da logística.

Entre os parceiros estiveram presentes o diretor administrativo da Santa Casa, José Roberto Garcia, o presidente do Banco de Olhos Irineu Sesti Filho e a assistente social Fátima Rota, que estão associados à iniciativa do Lions Clube Cinquentenário em promover várias ações de acuidade visual, levando orientação à população em eventos como o Farmacêutico na Praça; e atendimento nas escolas estaduais em Prudente com o projeto Saúde Visual do Escolar, do qual a Unoeste faz parte com a Proext e o curso de Medicina. O presidente do Lions, Leobardo Calderon, também esteve no evento de sábado. Todos comemoram os mais de 500 atendimentos prestados aos populares.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste