Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE

Postado em: 30/09/2013

Fonte: SITE DA UNOESTE


30/9/2013

Caravana da Saúde é vista como complemento à atenção básica

 

Realização em Santo Anastácio é enaltecida por gestores públicos municipais e por liderança empresarial 

 

  • Foto: João Paulo Barbosa
    Caravana da Saúde no Nosso Clube de Santo Anastácio
  • Foto: João Paulo Barbosa
    Teste de glicemia foi um dos serviços prestados à população
  • Foto: Rafael Fonseca
    Prefeito Dias ao centro: agradecimento aos realizadores do evento

Em seu sexto ano de atividades, o programa Caravana da Saúde teve sua 38ª edição sábado (28) em Santo Anastácio (SP). A realização da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, é enaltecida pelo prefeito Alaor Aparecido Bernal Dias, pela secretária municipal da Saúde, Flávia Adriana Ferrari Giacomini, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Santo Anastácio (Aciasa), Marcos Rogério da Cunha Garcia “Mineiro”. Os atendimentos preventivos prestados são vistos como complemento à atenção básica no município que mantém uma Unidade Básica de Saúde (UBS), seis Estratégias de Saúde da Família (ESFs), farmácia de alto custo e dispensário de medicamentos.

“O fato de ocorrer numa manhã de sábado torna essa ação ainda mais importante, por dar oportunidade para muitos trabalhadores, sem tempo durante a semana, em poder cuidar da saúde”, comenta a secretária que é farmacêutica formada pela Unoeste. Ela classifica os atendimentos como um serviço de qualidade, prestado por estudantes de diferentes cursos, orientados e acompanhados por professores. “A prevenção na atenção básica à saúde é muito importante. Quando ocorre algum diagnóstico, é feito o encaminhamento. Neste sábado, tivemos um senhor com problema de coluna, detectado pela ação de fisioterapia. O homem foi levado ao Hospital Anita Costa para passar pelo aparelho de raios X”, conta Flávia.

Para Dias, a caravana é uma ótima oportunidade de a população fazer uma avaliação da saúde e manifesta o interesse de que em seu município seja realizada pelo menos duas vezes por ano, a cada seis meses. O prefeito enaltece o envolvimento de vários parceiros e afirma que sem a participação da Unoeste, nessa iniciativa da Acipp, o evento tão teria o sucesso que tem. “A prefeitura está apoiando e estaremos presentes todas as vezes que formos chamados”, assegura. O presidente da Aciasa diz que prevenir males da saúde é promover cidadania e por isso a entidade se uniu a vários parceiros, pontuando outros, além dos já citados: Nosso Clube, que cedeu o espaço, o cartório da cidade, Rotary, Lions, Grupo Madu Medula, Serviço de Urologia de Presidente Prudente e Região (Suppera), Hospital Regional do Câncer, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, Instituto Embelleze e Ordem Demoley.

A articulação para levar a Caravana da Saúde a Santo Anastácio foi da Ordem Demoley, que envolve adolescentes e jovens de 12 a 21 anos. “Com a intenção em fazer algo no segmento da filantropia, tivemos essa ideia sugerida por um estudante da Unoeste e então fizemos os contatos, as partes se entenderam e a população da cidade recebe esse presente”, comenta o mestre conselheiro do Capítulo 586 anastaciano, João Vitor Rigo Bonilha. Foram prestados serviços pelos cursos de Radiologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e Educação Física, além do acompanhamento feito pela Rádio Facopp, emissora web da Faculdade de Comunicação.

Integraram a comitiva da Unoeste, além dos estudantes, os professores Mário Fioravante de Oliveira Colnago, Meire Judai, Luciane Romero, Renata Digiovani, Celi Quiroga, Ariovaldo de Souza Ribeiro, Homéro Ferreira e Rosângela Cristóvão Ferreira que também responde pela Coordenadoria de Ações Extensivas da Saúde (Proext), acompanhada do assessor de Integração Comunitária, Darci Galbiati. A Acipp se fez presente com o presidente Ricardo Anderson Ribeiro e a supervisora administrativa Maria Eugênia Leandro. Pelo Grupo Madu Medula esteve Geraldo Alves Maia Filho e pelo Suppera o médio Ênio Perrone.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste