Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA
Postado em: 20/09/2013
Fonte: HTTP://WWW.NOTICIADAMANHA.COM.BR/EDUCACAO/NOTICIA.ASP?NOTICIAID=63428
As Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA) participam neste sábado, dia 21, do Dia da Responsabilidade Social, uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) que visa concentrar em um único dia, por todo país, uma mostra das atividades desenvolvidas pelas IES com a comunidade ao longo do ano, proporcionando mais visibilidade e força aos atos realizados. Além dos benefícios à sociedade, as ações ainda garantem a certificação das instituições participantes com o Selo Instituição Socialmente Responsável.
Nesse dia, as FIPA desenvolvem um projeto no Câmpus São Francisco, pelo curso de Administração, e outros 6 projetos na Praça Monsenhor Albino, das 8h00 às 12h00. Os projetos são:
ADMINISTRAÇÃO
Projeto: 2º Encontro interação bairro-escola de responsabilidade social sobre o projeto Informática para deficientes visuais.
O curso vai convidar pessoas da comunidade e em especial do bairro São Francisco, onde se situa o Câmpus, para participarem, das 9h00 às 12h00, da integração com o curso de Administração, visando conhecimento, participação no voluntariado e interação com os deficientes visuais participantes do projeto “Informática para
Deficientes Visuais”, em desenvolvimento pelo curso há mais de 6 anos.
Programação:
9h00 - Abertura pelo Coordenador do Curso de Administração, Prof. Antonio Ágide Mota Junior.
9h20min - Apresentação do projeto “Informática para Deficientes Visuais” pelo seu idealizador, Prof. José Claudinei Cordeiro.
9h40min. Palestra Motivacional “Solidariedade Social: A valorização da vida e o Deficiente Visual”, pelo Prof. Marcílio Antônio Bortoluci.
10h00 - Homenagem ao público presente por um Deficiente Visual.
10h20min - Visita dos convidados à aula prática de informática junto com os Deficientes Visuais no laboratório nº 1 do curso.
11h00 - Coffe-break aos convidados e participantes.
O Câmpus São Francisco fica na Rua Seminário, 281, em Catanduva.
NA PRAÇA
Os demais cursos das FIPA estarão na Praça Monsenhor Albino, das 8h00 às 12h00, com as seguintes atividades:
BIOMEDICINA
Projeto: Campanha de combate à Diarréia Aguda Infantil
Os professores e alunos do curso vão informar a população sobre os cuidados quanto a prevenção da diarréia aguda infantil e sua disseminação no âmbito familiar, creches e escolas e conscientizar sobre os cuidados necessários no ambiente familiar e a importância da lavagem das mãos, hidratação e os cuidados com alimentos crus e medidas preventivas com relação a lavagem adequada e cozimento dos alimentos.
DIREITO
Projeto: Observatório social das relações de consumo
Como forma de promover e qualificar o exercício da cidadania, alunos componentes do Projeto de Extensão que leva o mesmo nome vão divulgar e orientar a população com relação aos direitos protegidos por meio do Código de Defesa do Consumidor.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Projeto: Orientação e avaliação para atividades físicas
Professores e alunos irão desenvolver atividades físicas, artísticas e culturais com o objetivo de mostrar à população a importância destas ações na melhoria da qualidade de vida. Também vão orientar o público presente sobre conteúdos importantes para manter bons hábitos de saúde, como desenvolver atividades físicas diárias, aferição e controle do IMC, medidas de dobra cutânea e controle dos batimentos cardíacos. Haverá também apresentação do coral da Faculdade da Terceira Idade, como referencial das atividades realizadas com este público em projeto anual, bem como mostras artísticas e culturais com grupos de dança, capoeira e outros.
ENFERMAGEM
Projeto: Campanha do coração: “Sou 12 por 8”
Atendimento à comunidade com realização de consulta de enfermagem com enfoque educativo e informativo sobre aferição da pressão arterial por meio indireto, necessidade de controle por mapeamento de pressão arterial, dieta alimentar e restrição salina, redução e possível abandono do tabagismo e etilismo, exercícios físicos regulares, controle das dislipidemias e diabetes e medidas antiestresse.
MEDICINA
Projeto: Dia de promoção da saúde
Conscientização da população a respeito de violência infantil (esclarecendo como identificar uma criança violentada e onde procurar ajuda); orientações sobre a prevenção de acidente doméstico (demonstrando a maneira correta de evitá-los); orientação sobre alimentação saudável (ressaltando os valores dos alimentos e sua importância no crescimento e desenvolvimento infantil); conscientização e esclarecimento de dúvidas da população sobre o Diabetes e suas complicações (realização de teste de glicemia e aferição de pressão arterial, com o intuito de rastreamento e prevenção); conscientização da população sobre os efeitos da doença AIDS e do vírus HIV (estimular a população a usar medidas preventivas, como o uso de camisinhas); colaborar na divulgação do trabalho da ONG GASA, em prol da assistência à população de Catanduva.
Parcerias envolvidas: Ligas da Medicina - Pediatria, Medicina da Família e Endocrinologia, Prefeitura de Catanduva - SMS, FIPA, Associação de Diabetes de Catanduva e Região e ONG GASA - Grupo de Apoio e Solidariedade ao Paciente com AIDS.
PEDAGOGIA
Projeto: Resgatando brincadeiras tradicionais
Os alunos do curso vão rememorar as cantigas de roda, permitindo aos alunos uma aprendizagem cognitiva e seu desenvolvimento afetivo e social em contato com diferentes áreas de conhecimentos. Os objetivos são exercitar o corpo, desenvolvendo o raciocínio e a memória; aprender a lidar com problemas complexos e desenvolver conhecimentos para compreender o mundo; trabalhar, relembrar e transmitir tradições da cultura popular, mediante brincadeiras e cantigas de roda, desenvolvendo um projeto que, além de reviver esse aspecto cultural, visa ao trabalho pedagógico realizado por meio das brincadeiras de roda na praça; proporcionar a leitura e a escrita das canções, enfatizando o registro como algo importante para preservação da cultura popular; ampliar o repertório de músicas e de brincadeiras de roda, desenvolvendo a socialização e o trabalho cooperativo, bem como a abrangência e consciência, nas relações interpessoais.