Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO - MÓDULO
Postado em: 03/06/2013
Fonte: HTTP://WWW.MODULO.EDU.BR/MODULES.PHP?OP=MODLOAD&NAME=NEWS&FILE=ARTICLE&SID=626
O Projeto que prevê o acompanhamento profissional de prevenção e promoção da saúde completa um ano de atividades em junho. O Serramar + Saúde, parceira entre o Centro Universitário Módulo e o Serramar Parque Shopping, atende em média 30 pessoas, duas vezes por semana, em atividades conduzidas pelos alunos de Educação Física e Enfermagem do Módulo, nas instalações do Shopping.
Todas as atividades desenvolvidas no projeto são supervisionadas pelas professoras Cristiane Aparecida de Oliveira e Tatiane Calve, dos cursos de Enfermagem e Educação Física, respectivamente, e executadas por nove estudantes da instituição de ensino. Os alunos do Módulo, que atuam como voluntários têm as horas dedicadas ao Projeto, cadastradas como Atividades Complementares.
De acordo com a Profa. Ms. Cristiane Oliveira, dentre as atividades propostas está a avaliação das medidas antropométricas – peso, altura, circunferência abdominal, pressão arterial, realizada mensalmente para calcular o risco cardiovascular. Há também o Grupo Educativo, onde são ministradas palestras para discussões em grupos com temas específicos, como motivação, pirâmide alimentar e hipertensão. Ainda segundo a docente, o próximo debate será sobre risco cardiovascular.
José Lopes, 61, está no Projeto há um ano, a convite de sua esposa, Masisa Perón Lopes, 59. Além das atividades no Serramar eles praticam caminhada e aulas de vôlei três vezes por semana no Centro Esportivo. "É muito bom participar, porque sou muito preguiçoso e o projeto me motiva a fazer exercícios", comenta o aposentado Geraldo Dutra, 65 anos.
Wandelson Rios Pereira, 48, estudante do 5º semestre de Educação Física, está no Serramar + Saúde desde o início, ele é monitor de exercícios físicos aeróbicos, ginástica localizada e alongamento. O estudante explica que foi convidado pela professora Tatiane Calve para atuar como voluntário, mas gostou tanto que transformou o Serramar + Saúde em sua pesquisa de Iniciação científica. "Estou comparando a qualidade de vida desse grupo no período de julho de 2012 a dezembro de 2013, com base nos dados colhidos junto com a equipe de enfermagem", conta.
Os alunos dos cursos de Educação Física e Enfermagem aprovam a parceria se sentem gratificados com a reciprocidade da turma. "É gratificante trabalhar com essa faixa etária pelo retorno que eles dão. A vitalidade e energia que eles retribuem, não tem preço", afirma Wandelson. "É importante para o aluno do Módulo colocar em prática as aulas e dar esse retorno para a comunidade", comenta a estudante do sétimo semestre de enfermagem, Adriana Moreira de Andrade, 24.