Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO - MÓDULO

Postado em: 02/05/2013

Fonte: HTTP://WWW.MODULO.EDU.BR/MODULES.PHP?OP=MODLOAD&NAME=NEWS&FILE=ARTICLE&SID=603


O 6º Festival de Educação Física Adaptada do Centro Universitário Módulo promoveu esporte e interação aos alunos das APAEs de Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de abril, e contou com atividades físicas e palestras para os alunos e comunidade externa, com a supervisão da professora Tatiane Calve, coordenadora do curso de Educação Física do Módulo.

Aline Magalhães, estudante do 3ª semestre de Educação Física, conta que as principais atividades propostas aos alunos da APAE foram vôlei adaptado, skate adaptado, ciclismo adaptado, pilates adaptado, circuito, boliche e cama elástica individual. Sara Monteiro, 23, aluna da APAE de Caraguatatuba participou pela primeira vez do Festival e afirma que gostou bastante, principalmente dos exercícios de pilates e skate.

Aproximadamente 40 alunos, das APAEs participaram das atividades, sempre com o monitoramento dos alunos da instituição de ensino. A Diretora Pedagógica de Ubatuba, Lilian Gomes disse que a ação é maravilhosa e deveria acontecer uma vez por mês. "Essa é a nossa realidade: a de se adaptar o tempo todo. Esse contato e integração com outras APAEs é essencial", apontou.

A responsável pelo grupo da APAE Caraguá compartilha da mesma opinião. "Estivemos no ano passado prestigiando e adoramos. A integração dos alunos da Instituição e o convívio com os grupos das outras APAEs é muito importante para os dois lados, porque os alunos adquirem uma experiência anterior ao ingresso no mercado de trabalho e os grupos aprendem sobre respeito e convívio social. Essas ações são muito válidas porque trabalham o equilíbrio, a coordenação, o respeito às regras e à socialização", afirmou Gisele Machado, Coordenadora Pedagógica.

Segundo a professora, a participação dos alunos foi ótima nos dois dias do Festival, tanto nas atividades esportivas como nas palestras e mini-cursos, pois tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas. "Minha visão geral do evento foi muito boa. A participação das APAEs foi incrível. Os alunos da faculdade tiveram grande participação na organização e realização das atividades. Muitos alunos da graduação nunca tinham tido contato com pessoas com deficiência, e conseguiram fazer a ponte entre as aulas teóricas da disciplina de Educação Física Adaptada e a experiência prática vivenciada na sexta-feira (26) com os alunos das APAEs", explicou Tatiane Calve.