Postado por: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIDADE ARACAJU - UNIT
Postado em: 29/09/2012
Fonte: ASSCOM/UNIT
Nivaldo Menezes
A manhã deste sábado, 29 de setembro, foi bastante movimentada sob a tenda montada na Praça Hilton Lopes, entre os mercados Albano Franco e Thales Ferraz. Bem no centro da capital sergipana, Aracaju, a Universidade Tiradentes realizou a 5ª edição do Dia da Livre Iniciativa, evento idealizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES.
Professores e alunos da Unit prestaram serviços gratuitos à população, especialmente nas áreas da saúde e cidadania. Os cursos de Enfermagem, Arquitetura, Direito, História, Fisioterapia, Gastronomia, Biomedicina, Estética e Cosmética, Jornalismo, Odontologia, entre outros, atenderam em seus estandes centenas de pessoas, dando uma demonstração do que a universidade tem a oferecer de maneira prática à sociedade.
“Essa é a grande vitrine da Universidade Tiradentes. Os estudantes são altamente habilitados para oferecer os serviços que dispomos e estamos aqui para mostrar às pessoas carentes o leque de opções que a Unit oferece para ajuda-las”, afirma o reitor da instituição, professor Jouberto Uchôa de Mendonça.
A diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, Ester Vilas-Boas Carvalho do Nascimento ressalta o compromisso da universidade não apenas em produzir o conhecimento, como em trazer esse conhecimento para a sociedade. “Esse é um dos maiores créditos que a instituição adquiriu ao longo dos últimos cinquenta anos atuando dentro da educação brasileira, desde a educação infantil até o ensino superior, com os seus cursos de mestrado e doutorado”, diz a professora.
SERVIÇOS
Aferição de pressão arterial; atendimento fisioterápico; avaliação do pé diabético em risco; emissão de Carteira de Identidade (parceria com a SSP); orientações a grupos vulneráveis; prevenção ao câncer de colo e mama e muitos outros serviços são ofertados no Dia da Livre Iniciativa.
Para o coordenador de Extensão, professor Gilton Kennedy, o momento é de mostrar ao cidadão sergipano todos os serviços realizados cotidianamente pela Unit. “Essa é uma demonstração do que a instituição possui de potencial nos seus cursos de graduação, em atendimento à comunidade”, comenta.
Joselita Soares dos Santos é dona de casa e todos os anos participa do evento. “Venho fazer exames porque não consigo um atendimento tão bom assim nos postos de saúde”, compara. Já a comerciante Zenira de Jesus Santos aproveitou para renovar a Carteira de Identidade. “A minha já estava muito antiga e, como eu trabalho aqui no mercado, ficou muito mais fácil fazer uma nova”.
Fotos: Marcelo Freitas/Asscom/Unit