Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 11/11/2025
Fonte: HTTPS://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2025/11/ESCOLA-PROVOCA-ESTIMULO-PARA-CONSCIENCIA-AMBIENTAL
Terça-Feira, 11 de Novembro de 2025
Provocar estímulo para consciência ambiental fez parte dos objetivos da visita ao Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin) e ao Centro Zootécnico da Unoeste, feita por alunos da Escola Municipal Therezinha da Rocha Moreno, de Regente Feijó.
A visita ocorreu na tarde de segunda-feira (10), envolvendo 29 alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental que no Aecin puderem conhecer os principais biomas brasileiros, observar animais taxidermizados e aprender sobre espécies em risco de extinção.
Em espaço anexo ao Aecin, visitaram o Museu de Tecnologia que reúne relíquias usadas por professores e alunos da Faculdade de Informática (Fipp) e da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, além de objetos doados pela comunidade em geral.
No campo prático de atividades de zootecnia foi possível ver de perto animais silvestres e domésticos, tais como macacos, porcos, ovelhas, vacas leiteiras e aves, incluindo o avestruz que é a maior do mundo e não voa.
No Aecin e Centro Zootécnico, no campo 2 da Unoeste, as vivências de educação ambiental contemplaram a importância da preservação da biodiversidade, as relações entre seres vivos, cuidados com os animais e equilíbrio dos ecossistemas.
Conferência mundial
As ações ocorreram no mesmo dia da abertura oficial da Cop 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, sediada este ano pelo Brasil, na cidade de Belém, a capital do Pará.
Os alunos puderam eternizar a visita tirando fotos ao lado da réplica da mascote da Cop 30, o curupira – figura do folclore brasileiro, com origem na Amazônia e que protege a floresta contra caçadores e derrubadores de árvores.
O agendamento da visita foi da professora Dahiara Bárbara Monteiro Carriño Suave, bióloga graduada pela Unoeste, onde atualmente faz mestrado em Ciência Animal; e que esteve junto com os visitantes regentenses.
O acompanhamento foi da Sandra Souza, mestranda do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvido Regional (PPGMadre). A visita foi agenda junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).