Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP
Postado em: 20/02/2025
Fonte: PORTAL DA UNAERP
A doação de sangue pode ser vista como um gesto simples, mas tem um impacto imensurável. Sem substituto artificial, o sangue doado é essencial para salvar vidas em diversas situações, desde cirurgias de emergência até o tratamento de doenças graves. Com essa consciência, a Unaerp promove, nos dias 25 de fevereiro e 25 de março, mais uma edição da Campanha Bicho Sangue Bom, em parceria com a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDHERP).
A iniciativa, que chega ao 24º ano de realização, reforça a solidariedade entre os estudantes, docentes, colaboradores e a sociedade, além da conscientização sobre a importância da doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea. Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Unaerp, o professor Rafael Tomaz de Oliveira, ressalta que essa campanha trata de um ato espontâneo de entrega ao outro, atendendo pessoas que necessitam desse tipo de procedimento.
“A Campanha Bicho Sangue Bom é um exemplo concreto de ação planejada, organizada e executada dentro da Universidade, com impacto social comprovado. Ele se alinha à nossa preocupação constante com o impacto social da Unaerp e reforça nosso compromisso de entregar à sociedade iniciativas que estejam em sintonia com nossos valores e missão”, conta.

RESPONSABILIDADE SOCIAL - Segundo Miriam Mendes Castanheira, biomédica e gerente de captação de doadores do FUNDHERP, a demanda por sangue é diária e coletiva, por isso, parcerias como a feita com a Universidade é fundamental. “O Hemocentro de Ribeirão Preto é responsável pelo fornecimento de sangue para um terço do estado de São Paulo. Assim, a Unaerp realiza uma campanha essencial de conscientização, ajudando a manter nossos estoques abastecidos.”
Miriam também explica a atuação do Hemocentro na captação de doadores. “O Hemocentro atua como intermediário nesse processo: promove campanhas, coleta o sangue e, posteriormente, destina a pessoas que, muitas vezes, nunca conheceremos. No entanto, é essencial compreendermos que, um dia, podemos estar do outro lado, precisando dessa ajuda.”
A campanha também cumpre um papel formador entre os estudantes. De acordo com a diretora de enfermagem do Hospital Electro Bonini (HEB), Doraci Franco de Britto Ferreira, a iniciativa contribui para promover a solidariedade entre os universitários. “A campanha mostra a importância de ajudar o próximo e ter empatia perante as questões envolvendo a educação em saúde. Também é uma oportunidade de educar os alunos sobre a importância da saúde, a prevenção de doenças, além da importância da doação de sangue.”
As alunas do curso de Direito, Maria Thereza Camila de Andrade e Milena Camargo Penteato, participaram da última edição da Campanha e afirmam que a doação de sangue é um tópico de grande relevância. “A importância é dar notoriedade para as outras pessoas virem, conscientizando que é muito importante doar sangue para quem está precisando. O sangue é vida e a ação incentiva a continuar a fazer o bem para o próximo”, explica Milena.
Já a estudante Maria Thereza diz que a ação promovida pela Unaerp e o Hemocentro é extremamente importante para a sociedade. “Muitas pessoas precisam de doação de sangue e existem alguns tipos sanguíneos mais raros”, destaca.

QUEM PODE DOAR - Qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos — desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos —, e peso mínimo de 50 kg, pode se candidatar a uma campanha de doação.
É recomendável que o doador tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, além de evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.