Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP
Postado em: 13/10/2025
Fonte: PORTAL DA UNAERP

Estar no ambiente digital requer alguns cuidados para evitar golpes e fraudes. Para pessoas da terceira idade, os riscos envolvem desde clonagem de cartões de crédito até perda de dados por telefone ou internet. Pensando nisso, alunos do curso de Direito realizaram uma série de orientações no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, no dia 25 de setembro.
A atividade integra o projeto "Literacia e Direitos no Ambiente Digital para Pessoas Idosas", realizado em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. Sob orientação de docentes do curso, a ação promoveu orientações sobre as medidas a serem adotadas em caso de violações, bem como a identificação e prevenção dos principais golpes praticados no ambiente online voltados para pessoas idosas.
Docente do curso e coordenadora do projeto, a professora Noeli Zanetti Casagrande de Souza conta que além das orientações, durante o evento a equipe distribuiu uma cartilha sobre os direitos da pessoa idosa e quais os canais de denúncias para casos de fraudes ou violência sofridas. “É importante trazer para esse público a noção dos seus direitos, golpes e cuidados que são necessários no ambiente online. O objetivo foi orientar que devemos usar de forma crítica, analisar cada situação, cada clique, cada site que entra”, completa.

Uma das participantes do encontro, a senhora Rita de Cássia Araújo conta que foi uma oportunidade valiosa para tirar dúvidas e aprender como se proteger. “Para mim foi um aprofundamento, sobre os golpes e o que temos que prestar atenção na internet. Eu já caí em um golpe há algum tempo. Acho que um encontro como esse não é só benéfico pra mim, mas para todos que estão junto com a gente. E com o meu questionamento, eu posso ajudar várias pessoas também”.
A aluna do curso de Direito, Isabela de Oliveira Junqueira, destaca que a oportunidade da ação é um reflexo do que é abordado durante a graduação. “É um espaço de ressaltar que o curso de Direito está aberto para atender, orientar as gerações e proporcionar acesso à cidadania de forma democrática”.