Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP
Postado em: 07/10/2025
Fonte: PORTAL DA UNAERP
Nos dias 23 e 24 de setembro, o curso de Direito realizou uma série de atendimentos gratuitos para pessoas em situação de rua durante o evento Pop Rua Jud. Promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e pela 2ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, o evento buscou promover o acesso à cidadania na Praça Francisco Schmidt.
No evento, os alunos atuaram na triagem primária das pessoas em situação de rua para direcionar aos serviços prestados sob orientação do Núcleo de Ensino Prático e Extensão do curso, além de professores e colaboradores do Escritório de Assistência Judiciária (EAJ). A atividade, que fez parte do projeto de extensão "Unaerp Legal na Comunidade", atendeu 622 pessoas.
Segundo o coordenador do curso, professor Luiz Eugenio Scarpino Junior, a ação é reflexo da importância da atuação do direito e do reconhecimento de uma pessoa em situação de rua como digna de todos os direitos, já que, muitas vezes, trata-se de uma população invisibilizada e silenciada na sociedade. “A Universidade e o curso de Direito cumprem com sua função acadêmica e social. Ao mesmo tempo em que traduz um ensino de qualidade, com conceitos claros de cidadania, direitos humanos, acesso a direitos e à justiça, também vai a campo e encontra os desafios em sua realidade”, completa.

Além disso, o coordenador destaca que a oportunidade do contato com a população vulnerabilizada é um ato de extrema importância para o desenvolvimento pessoal, profissional e crítico. “Aos nossos estudantes, é uma oportunidade ímpar de aprendizado e de poder partilhar com a sociedade nosso dever com a justiça”.
UNAERP LEGAL NA COMUNIDADE - O projeto extensionista é organizado pelo curso de Direito com o objetivo de oferecer atendimento jurídico às pessoas em situação de vulnerabiliade promovendo acolhimento, escuta, aconselhamento primário e direcionamento a serviços jurídicos, principalmente para a Defensoria Pública ou a outros equipamentos essenciais, o que contribui para a promoção da Justiça e Cidadania.