Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP
Postado em: 17/10/2025
Fonte: PORTAL DA UNAERP
A Unaerp realizou, no dia 10 de outubro, o projeto “Construindo bem-estar com saberes múltiplos”, que promoveu atendimentos e orientações jurídicas e em saúde, gratuitas para jovens e crianças da Escola Estadual Prof. Alpheu Dominiguetti, localizada no bairro Vila Abranches.
A ação social envolveu os cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia e integrou a segunda edição da iniciativa “Filantropia na Cidade”, promovida pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), com apoio do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, em comemoração ao Dia Nacional da Filantropia, 20 de outubro.

Alunos e professores ofereceram atividades lúdicas, brincadeiras educativas e ações de bem-estar e conscientização que abordaram desde a prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis até o fortalecimento dos direitos e do autocuidado, construindo espaços de escuta, esclarecimentos, orientações e acolhimento.
A professora Sonia Maria Camargo dos Santos, coordenadora de Graduação, afirma que a Unaerp, como instituição filantrópica, a Universidade tem a extensão como um de seus pilares. “A ação extensionista envolve três atores: a comunidade, os nossos alunos e os nossos professores. Os estudantes saem da sala de aula e experienciam na prática todo o conhecimento adquirido na Universidade, atendendo às necessidades e demandas da população”.

Alunos e professores ofereceram atividades lúdicas, brincadeiras educativas e ações de bem-estar e conscientização que abordaram desde a prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis até o fortalecimento dos direitos e do autocuidado, construindo espaços de escuta, esclarecimentos, orientações e acolhimento. A ação social beneficiou, em média, 600 alunos do Ensino Fundamental e 100 pais e responsáveis, nos períodos da manhã e da tarde.
A professora Thais da Silva Guioti, da Escola Estadual Prof. Alpheu Dominiguetti, destaca a importância de ações sociais como a Filantropia na Cidade considerando que algumas crianças têm poucas oportunidades de convívio social e, muitas vezes, não recebem orientações básicas sobre saúde e higiene fora da escola. “Essas ações sociais acabam beneficiando toda a comunidade, pois as crianças incorporam os ensinamentos no dia a dia e compartilham o que aprenderam com os pais, amigos, familiares e outros conhecidos”.

Contato próximo com a comunidade - Entre as ações promovidas pelos alunos e professores da Enfermagem estiveram orientações sobre métodos contraceptivos e prevenção de gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis, câncer de mama e próstata. “A proposta foi uma troca dos aspectos e de orientações que a comunidade tinha como necessidade e os temas que Universidade, enquanto curso da área de saúde, considera serem importantes para discussão, envolvendo alunos, pais e responsáveis”, destaca a coordenadora do curso, professora Silvia Sidnéia da Silva.

A estudante Mariana Ferreira, da quinta etapa da graduação em Odontologia, realizou ações educativas que conscientizaram sobre a importância da higiene oral e a prática regular da escovação para a saúde bucal. Segundo a estudante, a experiência contribuiu para ampliar e complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, especialmente aqueles desenvolvidos nas atividades práticas da Clínica de Odontologia e dos laboratórios do curso. “As crianças aprenderam sobre a importância da saúde bucal brincando, se divertindo. Sair da sala de aula para exercer uma odontologia social e humana é muito importante, e esse conhecimento precisa ser levado às comunidades, às escolas, para quem mais precisa”, destaca Mariana.

