Postado por: FACULDADE DE TECNOLOGIA - UNIDADE TATU - FATEC

Postado em: 08/09/2013

Fonte: JORNAL O PROGRESSO DE TATUÍ


A fábula "Alice no País das Maravilhas" pode não ser tão conhecida atualmente entre as crianças, mas um projeto que tem nome inspirado na história criada por Charles Lutwidge Dodgson deve ganhar popularidade e ser implantado em Tatuí. É o que pretende a Fatec "Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo" ao estabelecer parceria com Edson de Almeida Rego Barros, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do IFESP (Instituto Federal de São Paulo). Barros é representante no Brasil do projeto iniciado na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.

Ele trouxe ao Brasil o sotware denominado "Alice", em alusão à obra literária. No final de agosto esteve em Tatuí para uma palestra sobre o programa, na qual abordou o surgimento do projeto e a chegada dele ao país. Os alunos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Fatec Tatuí estão desenvolvendo um programa que contenha jogos objetivando o "combate ao uso de drogas". Nesse sentido, "Alice" poderá ser incorporada como nova ferramenta nessa frente de trabalho.

O software é livre, podendo ser baixado no endereço http://www.alicebrasil.com.br. Basicamente, ele é um programa que usa linguagem específica, simples e que permite a criação de mundos virtuais em "3D" (três dimensões). O ambiente virtual é totalmente interativo, utilizando o sistema "drag and drop" (arrastar e soltar). Por meio dele, crianças das mais variadas idades podem criar "mundos" como os de Alice.