Postado por: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNIDADE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP
Postado em: 19/11/2024
Fonte: PORTAL DA UNAERP
No dia 9 de novembro, a Unaerp promoveu, junto à Fundação Educandário Cel Quito Junqueira, o evento “Dia da Cidadania”, com prestação de serviços gratuitos à comunidade do bairro Jardim Cristo Redentor. Realizada na Escola Estadual Infantil Dr. Fábio dos Santos Musa, a ação teve a participação dos cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
Representando o curso de Direito da Unaerp, o coordenador executivo e docente do bacharelado, o professor Luiz Eugenio Scarpino Junior ressalta que as ações sociais demonstram uma ação integrada da Universidade. “O curso de Direito colabora com atendimentos jurídicos, enquanto outros cursos também contribuem em suas respectivas áreas de conhecimento. São abordadas questões relacionadas a Enfermagem, Psicologia, Odontologia e diversas outras áreas do conhecimento, nas quais nossa Universidade pode oferecer serviços e estar mais próxima da comunidade para ajudar a todos.”
O curso de Odontologia apresentou orientações sobre a importância da saúde bucal para as crianças
Coordenador do curso de Educação Física, o professor Emerson José Zechin explica que os alunos do bacharelado realizam anamnese sobre o padrão de atividade física das pessoas, verificando queixas, problemas músculo-articulares ou patologias, e indicando práticas regulares de exercícios físicos. “Esse tipo de evento é, em primeiro lugar, muito prazeroso de participar e agrega bastante aos participantes, à comunidade em geral e aos alunos que estão presentes, pois eles acabam tendo esse contato direto com a população.”
A professora Telma Maria Braga Costa, coordenadora e docente do curso de Nutrição, aponta que o curso se responsabiliza por mostrar à população a importância de uma alimentação mais balanceada e saudável. “Trouxemos essa ação para apresentar algumas combinações estratégicas de como preparar refeições equilibradas e saudáveis, pois grande parte da população desconhece o que está por trás dos alimentos que encontra nas prateleiras dos estabelecimentos.”
Para os adultos, o curso de Educação Física realizou uma prática de exercícios físicos e anamneses
A docente conclui, também, ser fundamental que a população tenha conhecimento do Guia Alimentar para a População Brasileira, utilizado para o estudo dos alimentos no programa de bacharelado de Nutrição e na área da Saúde em geral.
O professor Fuad Jacob Abi Rached Júnior, coordenador e docente do curso de Odontologia, explica que as ações promovidas pelos alunos e professores buscaram conscientizar e orientar as crianças presentes sobre a importância da saúde bucal. “Já atendemos cerca de 120 crianças, promovendo atividades lúdicas com o nosso robô dente, que explica a importância da saúde bucal. É um trabalho maravilhoso e se o cidadão participar, poderá perceber a interação entre esses cursos, promovendo o bem-estar da comunidade.”
No curso de Psicologia, o professor Matheus Rozario Matioli, coordenador do bacharelado, explica que o curso ofereceu rodas de conversa, informações sobre saúde mental e atividades lúdicas. “Pensamos em resgatar brincadeiras de infância, como colocar o rabo no burro, boliche, pintura e desenho. Além disso, incluímos um tapete sensorial para que as crianças possam perceber a diferença entre texturas.”
Por fim, Matioli salienta que esta é uma forma de integrar a Universidade à comunidade. “Este é um momento em que nossa Universidade está com as portas sempre abertas. Assim, os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com a população, e a cidade pode se beneficiar dos serviços oferecidos pela Unaerp.
O curso de Psicologia trouxe aos presentes informações sobre a saúde mental e brincadeiras lúdicas
ATENDIMENTO À COMUNIDADE - Andreia Rocha Marques, atendente em uma loja de conveniência, conta que o filho estuda na Fundação Educandário e elogia os atendimentos realizados pela Universidade na ação. “Está sendo maravilhoso esse dia, aprendi muita coisa aqui. Meu filho está se divertindo, quis ir no tapete, tivemos muitas orientações. Com as orientações, percebi que temos que mudar alguns dos nossos hábitos e vou melhorar isso, por ele. Eu nunca tive orientações assim e achei muito proveitoso”, aponta.
Sueli Montanheiro, membro da Associação de Moradores do Jardim Cristo Redentor, conta que passou pelos atendimentos do curso de Direito, Educação Física e Enfermagem. “O fato de ser gratuito é a parte mais importante, porque às vezes é tão difícil conseguir uma assistência jurídica ou ser atendido em um posto de saúde, agendar alguma consulta, uma aferição de pressão, de glicemia. E temos aqui gratuitamente à disposição.”
Moradora do bairro Jardim Cristo Redentor e participante do evento, Cristiane Viana diz que as ações desenvolvidas pelos cursos participantes foram essenciais para tirar dúvidas, interagir e fazer as crianças brincarem. “Passei para medir pressão, nas dicas de prevenção ao câncer de mama, conversei também no jurídico. Todos muito bons. É ótimo porque conseguimos tirar dúvidas, participar e interagir”, conclui.