Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 08/02/2024
Fonte: HTTPS://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2024/2/CALOUROS-E-VETERANOS-AGITAM-OS-CAMPI-DA-UNOESTE-EM-PRUDENTE
Conceito máximo no MEC, universidade dá as boas-vindas a comunidade acadêmica oferecendo excelência no ensino e estrutura de ponta
Quinta-Feira, 8 de Fevereiro de 2024
Um misto de novidade e ansiedade para os “bixos” – como são conhecidos no meio universitário os estudantes que estão ingressando no ensino superior –, e algumas recepções calorosas por parte dos alunos veteranos marcaram o início do ano letivo no campus da Unoeste em Presidente Prudente, nessa quarta-feira (7). Pelo corredores e principais acessos à universidade conceito máximo no MEC os sentimentos mais comuns externados em todo início de semestre eram os de empolgação, entusiasmo e alegria.
Nos dois campi de Prudente houve distribuição de pipoca e as boas-vindas foram dadas a uma comunidade acadêmica de 16 mil pessoas, entre alunos e funcionários. É que além dos cursos de graduação e cursos técnicos, a Unoeste oferece mais de 140 de especialização, nas modalidades presencial e a distância, como também mestrados e doutorados recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
No campus 2, a caloura de Ciências Contábeis Isabelle Aparecida Santos de Haro, de 17 anos e moradora de Santo Anastácio, estava ansiosa para no primeiro dia de aula na universidade que ela escolheu pra ser sua segunda casa a partir de agora. “Eu escolhi a Unoeste porque é uma universidade muito reconhecida, os meus pais sempre me apoiaram muito para que eu pudesse me formar aqui, já que é muito bem falada pela estrutura, professores e ensino. Eu escolhi o curso de Ciências Contábeis por ser técnica de contabilidade e eu quero crescer mais na área, mas confesso que estou muito ansiosa e com medo. Espero me desenvolver bastante aqui”, dizia. O sonho da Isabelle no futuro é poder gerenciar um banco. “Essa vontade de querer ser bancária, ocupar quem sabe o cargo de gerente um dia, se deu pelo meu primeiro emprego. Eu comecei a trabalhar numa empresa de contabilidade e isso foi cada vez mais agregando na minha vida, me deixando cada vez mais apaixonada pela área. Agora é estudar para alcançar esse meu objetivo”, completou, esperançosa.
Também de Santo Anastácio, a caloura de Arquitetura e Urbanismo, Maria Paula Neres Altomar, de 17 anos, estava entusiasmada igualmente, revelando inclusive que sua participação na Feira de Profissões, ano passado, contribuiu e muito na hora de escolher o curso. “Eu sempre tive uma mente criativa, gosto de coisas manuais, pensar fora da caixa, decorações. Essas coisas me chamaram a atenção. Em 2023 eu vim para a Feira de Profissões, conheci o ambiente, os recursos e achei muito interessante. Isso intensificou minha vontade”. O curso dela tem cinco anos de duração e as expectativas da futura arquiteta dentro da faculdade são as melhores possíveis. “Estou ansiosa, um pouco nervosa porque é tudo novo, mas tenho uma expectativa bem boa daqui, dos recursos, da estrutura. Quero sair daqui uma profissional pronta pro mercado”.
No campus 1, as salas de aula também ficaram movimentadas, assim como o calçadão e os blocos que existem no local. Moradora de Prudente e matriculada no curso técnico em Enfermagem, a nova aluna da Unoeste Luana Vitória Rodrigues França Dundi, de 20 anos, estava empolgada com o início das aulas. “Aqui eu encontrei muitas vantagens, sendo elas me formar e ter três certificados. E o ensino é bem completo, eu pesquisei e conversei com pessoas que já estudaram aqui. Nesse primeiro dia de aula estamos conhecendo toda a estrutura, estou achando bem legal. Eu vi que tem muitos locais para aprender e sei que terei bastante conhecimento”, contou empolgada.
Cerimônia do jaleco
No curso de Medicina, a recepção aos calouros e familiares foi feita no Teatro César Cava, pela direção, coordenação e corpo docente do curso, na tradicional cerimônia do jaleco. O diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba, deu as boas-vindas lembrando a tradição da faculdade que tem formado ao longo dos anos gerações nas famílias. “A cada ano que passa, temos aqui presentes calouros filhos de egressos, e eu acredito que a partir de agora isso seja ainda mais frequente. E a gente fica muito feliz de vermos que estamos no caminho certo, pois as pessoas se formam aqui, confiam tanto no trabalho da Unoeste, que elas trazem seus filhos para estudarem aqui. Isso pra gente acalenta nossos corações, nos deixa muito felizes”, ressaltou.
Foto: Ector Gervasoni
A coordenadora da Medicina Prudente Nilva Galli durante as considerações gerais do curso para calouros e pais presentes na cerimônia do jaleco
Ele também aconselhou os futuros médicos a aproveitarem ao máximo os melhores professores especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, bem como toda a estrutura tecnológica de ponta da Unoeste. “A universidade está sempre mudando, sempre crescendo, tanto que teremos neste ano a formatura da primeira turma de Medicina de Jaú, e muito em breve a primeira turma da Medicina Guarujá. Então além de físico, esse crescimento tem se dado também em outras localidades, em todos os campi com investimentos tecnológicos, enfim, um caminho que não tem volta e ainda bem. Estamos cada vez mais aprimorando e aprendendo a viver esse movimento. No quesito conhecimento, estamos sempre procurando estimular nossos professores para que nunca parem de estudar, se desenvolvam cada vez mais. Vocês terão agora a oportunidade de ver tudo isso em sala de aula, então aproveitem ao máximo. Fazemos para trazer a vocês o melhor do ensino médico”, completou.
Além do diretor da Faculdade de Medicina, também participaram da cerimônia a coordenadora do curso Nilva Galli, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária, Dr. Adílson Eduardo Guelfi, além de boa parte do corpo docente que é formado por mais de 200 professores. Representando os acadêmicos veteranos, marcaram presença o representante da Federação Internacional dos Estudantes de Medicina no Brasil (IFMSA), Diogo Schelles, o presidente do Diretório Acadêmico (D.A), Victor Gabriel dos Santos, e o presidente da Atlética, Hugo Gabriel dos Santos Zampoli. Demais integrantes do D.A. e Atlética também trabalharam na cerimônia para acolher da melhor maneira os calouros.
Depois dos alunos e pais receberem todas as coordenadas e instruções do curso, o Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral iniciou um dos momentos mais aguardados: a entrega dos jalecos. Um a um, os futuros médicos foram sendo chamados ao palco para receberem a vestimenta que vão usar nas aulas práticas realizadas nos laboratórios. Também assistiram, na sequência, a um vídeo preparado pelo Departamento de Marketing da Unoeste, mostrando e detalhando toda a estrutura da Faculdade de Medicina que os alunos terão acesso. Conheceram ainda todos os integrantes da Atlética bem como o trabalho da associação, participaram do momento do culto ecumênico com o padre Rafael Sotocorno e o pastor Eduardo Toshio Kataoka, e ao fim, divididos em grupos, eles também puderam junto de seus familiares fazer o tour pelos laboratórios que ficam no campus 1. Fora do teatro, teve ainda apresentação da Bateria de estudantes da Medicina.
Medicina atravessando gerações
O que o Dr. Murilo falou em seu discurso na cerimônia do jaleco, de que a Medicina tem atravessado gerações, era perceptível na plateia. O médico cardiologista Dr. Fernando Pierin Peres, que inclusive é professor há 25 anos na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste) – leciona o Programa de Prática Médica (PPM) do 2º termo e a disciplina de cardiologia no 8º e 10º termos –, foi aluno da 1ª turma da Faculdade de Medicina de Prudente. Ingressou na universidade em 1.988 e se formou em 1.993. A esposa dele, a também médica Alessandra Cristina Abrão Peres, se formou na 2ª turma (1989-1994). Neste 7 de fevereiro de 2024, o pai estava ingressando o terceiro filho do casal, o caçula Henrique Abrão Pierin Peres, de 17 anos, também na Medicina, onde já estudam seus outros dois filhos – o primogênito Fernando que atualmente está no nono termo, e a filha do meio Júlia que está no 5º termo. E o Dr. Fernando garante: eles escolheram a profissão dos pais por livre e espontânea vontade.
“Embora lá em casa eu e minha esposa somos médicos, para cursar medicina é preciso querer, ter vocação e a intenção partir deles. Com certeza tendo o pai e mãe médicos, ouvindo falar o dia inteiro de medicina, talvez influencia, disso não temos dúvidas nenhuma. Mas a opção ficou bem aberta para cada um escolher sua profissão da maneira que achasse melhor”, justificou ele, que estava bem orgulhoso no primeiro dia de aula do caçula Henrique. “É muito gratificante para o pai poder ter três filhos entrando numa universidade, independente de ser uma faculdade de medicina, os preparando para o mercado, seja qual for a profissão. Mas claro que para nós médicos, poder ter os três filhos na medicina sempre é muito mais gratificante nesse sentido, por fazer parte da nossa vida. Poder conviver com os filhos, discutindo os mesmos assuntos, o que acontece no dia a dia, no nosso almoço, no nosso jantar, aos finais de semana, é só agradecer a Deus por tudo o que aconteceu”.
Também professor do Internato da Famepp, o médico da Atenção Básica (Família e Comunidade) Victor Hugo Peretti, via o primeiro filho dele, o Victor Hugo de Oliveira Pietro, de 18 anos, ingressar na 58ª Turma de Medicina. “É um orgulho muito grande, um sonho realizado ver ele seguir a mesma carreira que a gente, ainda mais na escola que eu trabalho e que vejo a qualidade do ensino. Tenho certeza que ele será um ótimo profissional no futuro”, acredita.
Vestibular Unoeste
Ainda dá tempo de você estudar na universidade que é nota máxima (Nota 5) no MEC, ainda neste semestre. Clique aqui, conheça e inscreva-se em uma das opções de ingresso ofertadas pela Unoeste.