Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 20/02/2024
Fonte: HTTPS://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2024/2/RINOPOLIS-TERA-EM-ABRIL-O-UNOESTE-TRANSFORMA
Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2024
O Programa Unoeste Transforma será realizado no dia 13 de abril em Rinópolis, na região da Nova Alta Paulista. Os entendimentos foram iniciados em setembro do ano passado com a Prefeitura e Câmara Municipal. Na manhã desta terça-feira (20) foi definida a data em reunião on-line com representantes da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e representante dos poderes executivo e legislativo.
A definição da data foi de escolha dos gestores e legisladores rinopolenses, como parte das ações alusivas ao Dia Mundial da Saúde que transcorrerá no dia 7 de abril. Data da criação da Organização Mundial de Saúde (OMS) pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948. Mesma instituição que instituiu os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODS) e que são contemplados pelo Unoeste Transforma.
Escola e ginásio
Outro assunto em pauta foram os espaços para abrigar os serviços prestados pela universidade à população. A proposta é de que seja na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Walter Versoba e no vizinho ginásio de esportes, no centro da cidade. Estão sendo definidos os serviços de prevenção à saúde e outros de promoção de qualidade de vida, de acordo com as demandas do município.
Está bem encaminhado, em caráter de prioridade, o serviço de acuidade visual do escolar. Algo que a Unoeste tem a expertise de quase uma década e meia de atendimentos aos escolares da rede estadual de ensino em Presidente Prudente, atualmente com 26 escolas. Em 14 anos, de 2010 a 2023, passaram por testes de acuidade visual 28.487 alunos do ano inicial do segundo ciclo do ensino médio (antes, 5º e agora 6º ano).
Melhor aprendizado
No Projeto Saúde Visual da Escolar, de iniciativa do Lions Clube Centenário em parceria com o Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa (Santa Casa) e Unoeste, os testes de acuidade visual são aplicados por estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), orientados e acompanhados por professores. Ao longo dos anos 2.261 passaram a usar óculos e apresentaram melhora no aprendizado.
Na reunião de hoje a Prefeitura, que tem o comando do prefeito José Ferreira de Oliveira Neto, esteve representada pela vice-prefeita Nanci Yamamoto e pela secretária municipal de Saúde, Jocilandra Yamassaki; a Câmara pelo presidente Junior Scaliante e o vereador Rafael Piccolo; e a Proext pela coordenadora de ações extensivas gerais Cidinha Martines e o responsável pelo Programa Unoeste + Cultura, Josué Pantaleão.