Postado por: UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNIDADE PRESIDENTE PRUDENTE - UNOESTE
Postado em: 28/02/2024
Fonte: HTTPS://WWW.UNOESTE.BR/NOTICIAS/2024/2/UNATI-INICIA-ATIVIDADES-COM-FESTA-EM-GUARUJA
Primeira aula de 2024 contou com as presenças de novos e antigos alunos, professores e equipe de reportagem da VTV/ SBT
Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024Foto: Bárbara Camargo
No dia 27 de fevereiro, a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), iniciativa da Unoeste em Guarujá, teve início com muita informação, dinâmica e festa, marcando o terceiro ano de atividades voltadas para o público idoso na região. A aula inaugural de 2024 não apenas recebeu novos alunos, mas também aqueles que se rematricularam para o semestre que seguirá até junho.
Sob a coordenação da Dra. Aline Cacozzi, os participantes conferiram a programação dos encontros que prometem uma variedade de atividades, incluindo aulas sobre saúde, esporte, Filosofia, passeios e excursões. “O objetivo da Unati é proporcionar para a população de Guarujá o envelhecimento ativo e aumentar a qualidade de vida. Um dos pilares da Unoeste é transformar vidas por meio do conhecimento. Por que não transformar vidas da melhor idade por meio do conhecimento também?”, explicou a coordenadora, reforçando que, além das aulas voltadas à área da saúde, há atividades propostas pelos próprios alunos.
“Todo final do semestre a gente faz uma avaliação. Eles pontuam o que acharam interessante, o que querem diminuir na carga horária e sugerem novas aulas. Por exemplo, em todo início de ano, eles falam que precisam fazer o Imposto de Renda. Então, a gente vai trazer um especialista para falar um pouco sobre o assunto”.
Durante a primeira aula, os professores se revezaram para explicar o conteúdo que ministrarão ao longo do semestre. Uma das novidades é o encontro sobre tecnologia com o jornalista Sergio Quintanilha, doutor em Ciências da Comunicação. “O desafio é tentar falar sobre o nosso mundo acelerado e tecnológico. Muitos deles têm receio de lidar com o celular, um aparelho que pode trazer coisas boas, mas também pode atrapalhar a vida das pessoas. A ideia é mostrar como podemos fazer bom uso das mídias digitais”.
Além disso, o evento contou com a presença da equipe de reportagem da VTV/SBT, que registrou a aula e entrevistou alguns alunos, destacando a importância e o impacto positivo que a Unati tem, não só na vida de cada um deles, mas também na contribuição à inclusão social desta parcela da população.
Abraços coletivos
Ao final, os alunos foram convidados a participar da dinâmica do abraço, para que pudessem confraternizar, conhecer e receber com carinho os novos participantes. É o caso do aposentado João Otávio, que decidiu se matricular na Unati junto com sua esposa. “Nossa amiga Cíntia sempre vem e ela elogiou tanto que não tivemos como resistir. Eu vim para conhecer o pessoal e espero poder continuar”.
Aos 65 anos, Marina Rocha também é novata da universidade. “Eu conheci a Unati através de uma amiga e vim assistir a uma aula degustação no ano passado. Eu me apaixonei. Me falaram que ia começar neste ano e agora a expectativa é grande”.
Aposentada da área da educação, Aparecida Piva esteve afastada dos encontros em 2023, mas decidiu retornar neste ano. “Sou diretora de escola aposentada. A Unati me proporcionou contato com outras pessoas, novos conhecimentos, aprimorar minha saúde e qualidade de vida, porque quando a gente trabalha é uma correria danada, né? Agora vou cuidar de mim”.
Serviço
Os encontros da Unati são abertos para pessoas a partir dos 60 anos, independentemente de sua formação acadêmica. Ocorrerão até 13 de junho, às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 15h30, na Unoeste Guarujá que fica na Rua Albertino Pedro, 75, Enseada. Informações pelo telefone (18) 99151-8270.