Postado por: CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA - UNICEP

Postado em: 25/09/2013

Fonte: HTTP://WWW.UNICEP.EDU.BR/NOTICIAS.ASP?ID=3188


O curso de Nutrição da UNICEP, por intermédio da Diretoria de Extensão e Atividades Práticas, participou no dia 21 de setembro da Festa da Família na CEMEI Deputado Vicente Botta.

O evento é realizado pela CEMEI visando abrir a escola para a comunidade, buscando a participação de todos através da oferta de serviços sociais, oficinas e atividades interessantes tanto para os adultos quanto para as crianças.

De acordo com Carla Bertacine Braci Pagani, diretora da CEMEI, essa festa é uma proposta da Prefeitura pra integrar a comunidade com a escola. “A gente sempre pensa em serviços de utilidade pública e a nutrição foi uma das escolhas pela questão da alimentação das crianças, da saúde. A população às vezes não tem acesso a esse tipo de informação, nós estamos em um bairro onde encontramos uma população carente que não tem esse tipo de serviço, pois é um serviço caro. Entendemos que trazendo esses profissionais da nutrição para dentro da escola a comunidade poderia ter esse tipo de serviço e essa é a grande importância do evento.”, concluiu a diretora.

Valéria Cristina Schneider, docente de Nutrição da UNICEP explicou que durante o evento as alunas da Nutrição fizeram os cálculos do IMC (índice de massa corporal) dos visitantes, principalmente das crianças, deram orientações nutricionais, falaram sobre a prática de alimentação adequada e orientaram quanto aos hábitos alimentares saudáveis.

“Nós perguntamos aos pais o que estão dando para as crianças se alimentarem, se tem muita batata frita, muito refrigerante, pra eles tentarem trocar esses alimentos por uma alimentação mais adequada”, explicou a docente.

E ainda concluiu que: “Manter hábitos alimentares saudáveis é importante porque hoje nós vemos crescer o número de obesos no Brasil. Se você mantém hábitos alimentares saudáveis desde criança isso tente a diminuir, porque a criança vai se alimentar daquilo que os pais oferecem. Os pais fornecem salgadinhos e refrigerantes e a criança se alimenta disso, porque sozinha ela não vai conseguir pegar, então se ela está comendo é porque alguém está dando. Nosso intuito é tentar convencer os pais a trocar essa alimentação das crianças pra prevenir futuros problemas.”.

Adrieli Maiara Gaspar, aluna do 6° período de Nutrição da UNICEP, contou que é importante participar desses eventos para adquirir mais conhecimentos. “Ter uma prática, não ficar só na teoria e aprender a lidar com o público é importante”, contou a aluna.

Vanda Maria Geromini é Auxiliar de Enfermagem. Ela participou do evento aferindo a Pressão Arterial dos visitantes e ainda aproveitou para conversar com a equipe de nutrição. “O evento é muito bom, eu acho muito importante. Hoje eu ajudei a aferir a pressão dos visitantes e aproveitei para ver o meu peso e receber informações nutricionais, achei ótimo.”.

Liliam Cristiane de Lacerda Ascher Laron, é mãe de um dos alunos da CEMEI após a conversa com as nutricionistas ela declarou: “Esse evento é muito importante para as pessoas se adequarem aos níveis corretos de saúde, para a prevenção de hipertensão e obesidade, que são males prejudiciais a saúde das pessoas. Hoje eu pude aprender mais sobre alguns hábitos alimentarem.”

Para o pai, Lucas Amaral Fuzato, auxiliar de manutenção, o evento é importante no sentido de interagir, conhecer o universo das crianças na escola. “Muitas vezes os pais saem para trabalhar e deixam as crianças na escola, mas, no entanto não conhecem o universo delas aqui dentro e através de uma atividade como essa nós conseguimos assimilar os professores, as crianças, as atividades que são desenvolvidas e isso é legal por que a gente passa a fazer parte desse universo.”, explicou Lucas.

Essa ação social faz parte da Campanha do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovido pela ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. O evento visa manter a UNICEP com o selo de Instituição Socialmente Responsável, pelo 5ª ano consecutivo. Mais informações no site http://dia.abmes.org.br/.